Aprovado aumento de capital estrangeiro na aviação nacional



Também foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (25), a elevação de 20% para 49% na participação de capital estrangeiro nas empresas aéreas brasileiras. A mudança está em projeto de lei do Senado (PLS 184/04) e foi aceita pelo relator, senador Francisco Dornelles (PP-RJ). Como foi votada em decisão terminativa, a matéria só será examinada pelo Plenário se houver recurso nesse sentido.

"Estamos contribuindo, ao aprovar essa alteração no CBA (Código Brasileiro de Aeronáutica), para estimular o ingresso de investimentos estrangeiros em um setor que tem padecido com diversas crises desde a década passada, na maioria das vezes em decorrência da descapitalização das empresas aéreas. A manutenção do limite em 49%, por sua vez, impede que empresas aéreas brasileiras sejam controladas por estrangeiros", explicou Francisco Dornelles, em seu parecer.

O voto do relator na CCJ também recomendou a rejeição do PLS 258/06, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e que tramitava em conjunto com o PLS 184/04, e de emenda aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a essa proposta de aumento do capital estrangeiro na aviação civil nacional. Enquanto o PLS 258/06 pretendia suprimir o limite à participação estrangeira no capital de empresas aéreas brasileiras, a emenda da CAE ao PLS 184/04 propunha a revogação de dispositivo do CBA que proíbe a operação de trechos aéreos domésticos por companhias estrangeiras. 



25/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que regulamenta participação do capital estrangeiro no sistema financeiro nacional

Especialistas defendem maior participação de capital estrangeiro na aviação brasileira

Aprovado capital estrangeiro nos meios de comunicação

Paulo Otávio propõe aumento do capital estrangeiro nas empresas áreas nacionais

CCJ debaterá capital estrangeiro nas comunicações

PEC do capital estrangeiro tem quarta sessão de discussão