Aprovado projeto que garante participação popular em sabatina de autoridades




Requião, autor: projeto inspira-se no sistema norte-americano de escolha de autoridades

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (28) o projeto de resolução (PRS) 8/2011, que altera o Regimento Interno da Casa para consolidar a participação popular na sabatina - pelas comissões permanentes - de indicados a cargos para os quais e necessária a aprovação do Senado. De autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), o projeto irá à promulgação.

O relator do projeto, senador Pedro Taques (PDT-MT), explicou que o PRS 8/2011 permitirá que o senador tenha mais informações a respeito dos indicados a cargos públicos a serem sabatinados em comissões da Casa, visto que os cidadãos poderão colaborar nesse processo por meio do envio de informações ao Senado pela internet.

A medida já é prevista em atos subregimentais no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), disse Taques, ao ressaltar que o projeto estende esta possibilidade às demais comissões.

O projeto valoriza a sabatina, que se encontra entre os mecanismos de freios e contrapesos que devem compor a relação entre os três poderes, disse o relator, para quem a sabatina “não pode ser um convescote entre senadores e sabatinados”.

Para o relator, a participação da população impedirá a realização da sabatina "de afogadilho", permitindo que os senadores possam ter conhecimento mais aprofundado a respeito do sabatinado.

Já Roberto Requião explicou que o projeto inspira-se no sistema norte-americano de escolha de autoridades, estabelecendo prazos amplos e a possibilidade de participação da sociedade pela internet, além de abrir prazo de cinco dias para que as informações sobre o indicado possam ser avaliadas pelo relator, que também poderá convocar audiências públicas para embasar o exame da comissão.

- Isso evitaria a precipitação que às vezes decorre do excesso de reuniões das comissões que se sobrepõem, e moraliza a escolha de autoridades pelo Senado – afirmou.



28/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião quer participação da sociedade em sabatina de autoridades

Aprovado incentivo à participação popular no Orçamento

PROJETO QUE PREVÊ PARTICIPAÇÃO POPULAR NO ORÇAMENTO VOLTA À CAE

PROJETO DE MARINA AMPLIA PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CAE VOTA EMENDA DE PLENÁRIO AO PROJETO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NOS ORÇAMENTOS

Aprovado projeto que amplia Programa Especial de Habitação Popular