Arns defende projeto sobre pneus



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizou nesta quarta-feira (26) audiência pública para discutir projeto de lei que trata de contrapartidas ambientais para a produção de pneus no Brasil e importação de pneus usados. O autor do projeto, senador Flávio Arns, informou que o projeto de lei do Senado (216/03) determina que a importação de pneus para recauchutagem obrigará a destruição de dez pneus inservíveis para cada um tornado -semi-novo-. No caso dos remoldados - feitura de um novo pneu a partir de carcaças importadas - fica obrigatória a destruição de um pneu inservível para cada um importado.

Arns informou que o Brasil usa cerca de 50 milhões de pneus por ano, sendo 40 milhões novos. Desses, 35 milhões são produzidos no Brasil e cinco milhões importados do exterior. O senador disse ainda que a indústria de remoldados e recauchutados gera 13 mil empregos no país. O senador rebateu o argumento de que ao importar carcaças de pneus o país estaria importando lixo. Segundo Arns, dados do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) indicam que um pneu remoldado pode ser considerado equivalente a um novo.

- As empresas de remoldados dão garantia de 80 mil quilômetros rodados ou cinco anos sem defeito - disse.

O senador destacou ainda que ao importarmos e reciclarmos material estamos impedindo que resíduos sejam jogados na natureza, o que de outra forma aconteceria. O senador destacou também que as indústrias de remoldagem e recauchutagem geram empregos e por isso são importantes para a Nação.



26/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arns quer contrapartida ambiental para importação de pneus usados

Flávio Arns propõe contrapartida ambiental para importação de pneus

Alvaro Dias defende discussão sobre remodelagem de pneus no país

CAE vai ouvir ministros e especialistas antes de decidir sobre projeto que permite importação de pneus usados

Flávio Arns defende projeto que facilita acesso a áudio e braile de livros

Flávio Arns defende aprovação de projeto que antecipa ingresso de criança no ensino fundamental