Aumenta vantagem de Lula sobre Serra





- Aumenta vantagem de Lula sobre Serra

- A diferença entre o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, vencedor do primeiro turno das eleições, e José Serra, do PSDB, aumentou de 20 milhões para 30 milhões de votos, segundo pesquisa Vox Populi/Correio. Lula tem 60% da preferência dos eleitores e Serra, 30%.

Isso significa que o apoio a Lula dos candidatos derrotados Anthony Garotinho (PSB) e Ciro Gomes (PPS) foi fundamental. Eles transferiram dois terços de um patrimônio eleitoral de 35% ao petista. Levando em conta apenas os votos válidos, a liderança de Lula torna-se mais expressiva - 66% a 33%.

"Se já era difícil tirar uma vantagem de 20 milhões de votos, imagine uma muito maior, de 30 milhões", afirma o cientista político Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi. (pág. 1 e 6 a 22)
- Candidatos em busca de alianças - Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa o segundo turno fortalecido com os apoios de Ciro e Garotinho. José Serra (PSDB) atrai o PFL governista e ganha a simpatia do governador eleito Paulo Hartung (PSB-ES). (pág. 1 e 6)

- Mulheres em alta na política - Pela lei, os partidos têm que lançar pelo menos 30% de mulheres entre os candidatos à Câmara. Nenhum cumpriu a cota. Ainda assim, elas ampliaram em 45% sua presença na bancada federal. (pág. 1 e 14)

- Governador demite um amigo - Os problemas de Joaquim Roriz para preservar maioria na Câmara Legislativa fizeram a primeira vítima: o comandante da PM, Ruy Sampaio, foi demitido por exigência do distrital Alberto Fraga (PMDB). (pág. 1 e 21)

- Batalha nos redutos de Roriz - Nas cidades mais pobres, eleitores de Roriz buscam explicações para o resultado do primeiro turno. É comum ouvir histórias de urnas com fotos trocadas de candidatos e reclamações sobre filas nas sessões eleitorais. Os poucos petistas resistem a provocações. Dono de oficina no Paranoá, Nazir Silva teve a bandeira do PT rasgada. (pág. 1, 18 e 19)

- Descaso provoca cegueira e mortes - Falhas na rede pública de saúde criam legião de brasileiros com carência de vitamina A, como o paraibano Daniel Ferreira. Deficiência matou mais de 36 mil crianças nos últimos sete anos. (pág. 1, 28 e 29)


Topo da página



10/13/2002


Artigos Relacionados


Lula chega a 43% e amplia vantagem sobre adversários

Pesquisa consagra vantagem de Lula

Lula abre 32 pontos sobre Serra

Lula sobe e abre 25 pontos sobre Serra

Saad aponta grande vantagem de telefônicas sobre empresas de televisão

JOSÉ SERRA: CASSINO NÃO TRAZ DÓLARES E AUMENTA PROBLEMAS SOCIAIS