Britto encontra-se com o PTB
Britto encontra-se com o PTB
O candidato do PPS ao governo do Estado, Antônio Britto e a executiva estadual do partido, reúne-se hoje, ao meio dia, com a direção do PTB afim de convidar os petebistas para “recompor a Frente Trabalhista no Estado e participar ativamente ca campanha”, disse ontem o presidente estadual do PPS, Nelson Proença.
Ele destacou a importância de contar com os petebistas, “não só pela sua estrutura, mas pelas lideranças que possui, como o Sérgio Zambiasi”, citou o dirigente do PPS.
Claudio Manfroi, presidente regional do PTB, falou que aguardará a direção do PPS para saber mais detalhes desse convite. Ele adiantou que “qualquer proposta feita será levada à reunião geral de amanhã, que definirá os rumos do PTB nas eleições 2002”.
PDT – O PPS considera praticamente certa a aliança com o PDT. Nelson Proença destacou que a reunião dessa semana com a direção pedetista, servirá para “elaborar um documento que contenha pontos de um programa de governo em comum entre dois partidos”
Lula diz que “presidente não precisa de diploma”
O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, rebateu com uma longa argumentação as críticas que mais o têm incomodado: a de que é um político despreparado para ser presidente por não ter curso universitário.
Lula utilizou uma frase de efeito como resposta, antecipando o que será uma linha de sua campanha: “Dizer que precisa ser professor-doutor para ser presidente da República, acho bobagem. O Brasil precisa de um doutor em povo brasileiro”, afirmou o candidato, que disputa a sua quarta eleição ao cargo da majoritária.
Segundo o petista, se diploma para presidente desse resultado, “o Brasil não teria nenhum problema”. Para Lula, o mais importante é ter “conhecimento geral e capacidade de coordenar”.
Se a eleição fosse indireta, Serra estaria garantido como próximo presidente do Brasil
A disputa final que habita os sonhos da elite do Congresso Nacional é, no segundo turno, entre o governista José Serra, do PSDB/SP, e Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
Segundo levantamento feito no Congresso, o prestígio do candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes, entre todos os congressistas considerados mais influentes pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), não acompanha a atual popularidade do candidato junto ao eleitorado brasileiro.
O tucano José Serra é quem sai ganhando: conta com o apoio de 37 parlamentares, considerados “cabeças” do Congresso, de acordo com o Diap. O índice é duas vezes e meia maior que o desempenho dele nas pesquisas eleitorais.
Quase 50% dos eleitores podem mudar de candidato, diz pesquisa
O último levantamento, publicado pela pesquisa Sensus, no início de agosto, revela que 49% dos eleitores admitem que suas indicações de voto podem mudar. Os sobe-desce dos índices agita a mídia, mas as pesquisas mostram que, além dos números de intenção de voto, metade do eleitorado fez apenas uma escolha provisória à Presidência da República.
41% dos votos de FHC vão para Ciro
Ciro Gomes cresceu 10 pontos em julho e chegou a agosto com 27% de intenções de voto, segundo o Ibope. Um em cada quatro eleitores de Ciro aprova o governo e 41% confiam no presidente FHC. As maiores taxas de intenção de voto de Ciro estão na classe média mais instruída e se melhor poder aquisitivo. Do total do eleitorado, 36% têm escolaridade acima da média. Entre os de Ciro, são 40%.
O perfil de idade do seu eleitorado é um espelho do perfil brasileiro, apenas com um viés entre os mais jovens, com menos de 25 anos. Ciro tem 29% dos votos do eleitorado com menos de 25 anos. Dois terços do eleitorado de Ciro mostram um fator relevante na consolidação da intenção de voto do candidato: 71% acreditam que ele será o próximo presidente. E 35% acham que ele resolveria os principais problemas do país.
Colunistas
COISA DA POLÍTICA
Projetos
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia apreciará hoje 54 pareceres. Destes, 34 são do líder da bancada do PPS, deputado estadual Bernardo de Souza.
Segurança
Apoiadores da candidatura de Raul Pont à Assembléia promovem às 19h de amanhã, no Cpers, debate sobre Segurança, com o sub-comandante da BM Luiz Antonio Brenner Guimarães.
Galeria
O presidente da Assembléia, Sérgio Zambiasi, inaugura hoje, às 18h, a Galeria dos Municípios no hall de entrada do Palácio Farroupilha. O espaço servirá para promover as potencialidade e eventos dos municípios.
Contribuição
Por iniciativa do vereador do PCdoB da capital Raul Carrion, a Câmara confere hoje ao advogado Nereu Lima o Prêmio Otávio Caruso da Rocha. A distinção é conferida anualmente, a um advogado que tenha contribuído para as ciências jurídicas. A entrega acontece durante ato solene pelos 70 anos da OAB.
Alternativa
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia, deputado estadual do PMDB Jair Foscarini, diz que, se não houver quórum hoje, ele encaminhará os projetos diretamente para o plenário.
Dia da consciência
A deputada estadual do PT Maria do Rosário protocolará hoje projeto que institui o Dia da Consciência pela Paz e não Violência nas Escolas Públicas e Privadas do Estado. O projeto foi uma iniciativa dos alunos da Escola de Ensino Fundamental Madre Raffo.
Editorial
MULHER, COBAIA DE NOVO
Tão antigo quanto à presença do homem na terra é a etapa na vida feminina conhecida popularmente como menopausa. Porém, tão antiga quanto essa questão é a busca de soluções que, parece, estar longe do fim. Em recente artigo, o jornalista Artur da Távola escreveu: a mulher sofre! A mulher, continua, é sempre vítima de experimentos da Medicina. Alerdeada como um grande avanço para o climatério, a TRH (Terapia de Reposição Hormonal) também começa a ser contestada. Esse tratamento procura repor no organismo os hormônios que deixam de ser produzidos pela mulher e também a eliminar os sintomas característicos do período: ondas de calor, irritabilidade, depressão, diminuição do desejo sexual (libido) e problemas urinários. A THR é capaz ainda de prevenir doenças cardiovasculares e a osteoporose.
Há muito tempo, a reposição hormonal vem atenuando os sofrimentos da menopausa e prolongando a alegria sexual plena para mulheres com mais de 40. Porém, vem agora, segundo alerta Artur da Távola, um longo e sério estudo norte-americano comprovar gravíssimos riscos na reposição hormonal. Antes diziam que o estrogênio era uma balança. Trazia benefícios evidentes e riscos controláveis. Agora é vilão. E a confusão que foi gerada tem levado médicos a coibir também a progesterona. Terceiros falam na combinação de ambos dentro do organismo. Assim, entre progesterona e estrogênio, as mulheres maiores de 40 anos que buscavam melhor qualidade de vida estão em pânico.
Ou seja, estarmos entrando noutra fase polêmica sobre a saúde da mulher. Sempre vítimas de experimentos, elas foram cobaias da pílula anticoncepcional quando o controle da natalidade virou moda em todo mundo. Foi no corpo da mulher que também se experimentaram o diafragma e o DIU.
Com toda essa confusão, hoje, mais do que nunca, e diante de tantas incertezas, as mulheres que iniciam uma terapia de reposição hormonal, devem fazê-la sob rigorosa indicação e controle profissional durante todo o tratamento. O climatério é um período fisiológico na vida da mulher que, apesar de não ser uma doença, na maioria dos casos, produz sintomas molestos que alteram a dinâmica de trabalho e o comportamento social. O médico Oscar Guetmonovitch, doutor em ginecologia e ecografia, diz que a principal vantagem de um TRH é o adiamento dos riscos que se iniciam com o climatério, sobretudo àqueles associados com a osteoporose e as complicações cardiovasculares.
Conforme o articulista do jornal O Dia, de São Paulo, o mundo contemporâneo vive uma verdadeira hipocondria informativa. Távola diz que "qualquer revistinha ou jornal despreparado opina e palpita sobre assuntos sérios de medicina". A sociedade precisa se defender. Segundo o jornalista, deveria existir um porta voz científico que, em nome do Ministério da Saúde, desse a palavra oficial sobre questões dessa natureza. Não é justo deixar milhões de mulheres entre o risco e o susto, apenas porque acreditam na terapia hormonal para aliviar as penas do climatério.
Topo da página
08/13/2002
Artigos Relacionados
Britto estréia no PPS com críticas a FH
PTB formaliza apoio a Britto no dia 14
PTB formaliza apoio a Britto
PDT estréia na campanha de Britto
Brizola diz que Britto faz o PPS de “barriga de aluguel”
PDT gaúcho veta a candidatura de Britto