CAE APROVA ANTECIPAÇÃO DE RECURSOS DE ROYALTIES



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (dia 7) projeto de resolução que permite os chefes do Poder Executivo obterem do governo federal a antecipação da receita de royalties em prazo superior ao seu mandato. A permissão da antecipação fica condicionada à aplicação dos saldos financeiros resultantes da redução de gastos com aposentados e pensionistas nos fundos de previdência desses funcionários ou na amortização de dívidas com a União.

Pelo texto em vigor, a antecipação somente é permitida para capitalização do Fundo de Previdência que dará cobertura aos novos aposentados, que passarem a usufruir de seus direitos a partir da data da operação de antecipação.

O projeto, de autoria dos senadores Ricardo Santos (PSDB-ES) e Gerson Camata (PMDB-ES), teve parecer favorável do relator, senador Osmar Dias. A matéria altera artigos da resolução 78 do Senado Federal, que trata das operações de crédito interno e externo dos Estados, Distrito Federal e municípios.

- Eles respeitaram minha posição e procuraram outra alternativa, esta sim, muito mais inteligente e muito mais adequada aos Estados - afirmou o relator, que ainda defenderá seu parecer na votação em plenário.

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) afirmou que a nova proposta é mais racional e atende realmente ao interesse público. O senador Agnelo Alves (PMDB-RN) lembrou que iria apresentar proposta de emenda ao projeto anterior semelhante à aprovada.

O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) lamentou a "solução simplória" dada pelo ministro do Planejamento para o aumento do salário mínimo e para o reajuste dos servidores do Poder Judiciário. Segundo o ministro Martus Tavares, para arcar com essas despesas, devem ser cortados investimentos nas áreas sociais ou de infra-estrutura.

Os autores da proposta agradeceram os elogios do relator. Ricardo Santos enalteceu a inteligência de Osmar Dias nas negociações com os autores da proposta e com o governador do Espírito Santo, José Ignácio Ferreira. Já o presidente da CAE, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), afirmou colocou a matéria na pauta da Comissão o mais cedo possível, já que o projeto atende aos interesses de muitos estados.

VISTA

O senador Jefferson Péres pediu vista do projeto de resolução que complementava o anterior, de autoria dos mesmos senadores e relatado também por Osmar Dias. O relator afirmou que não fez um substitutivo juntando as duas propostas em respeito à autoria de Santos e Camata. Péres justificou seu pedido por ter dúvidas se um mesmo dispositivo legal pode ser alterado duas vezes na mesma legislatura. Segundo ele, o artigo da Resolução 78 modificado na segunda proposta já foi alterado pelo projeto de resolução 25, aprovado este ano. A matéria deve ser votada na próxima reunião da CAE.

07/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA RESTRIÇÕES À ANTECIPAÇÃO DE "ROYALTIES"

CAE APROVA ANTECIPAÇÃO DE ROYALTIES PARA ABATER DÍVIDA

SENADO DECIDE SE PERMITE ANTECIPAÇÃO DE ROYALTIES

SENADO AUMENTA PRAZO PARA ANTECIPAÇÃO DE ROYALTIES

Aprovada medida provisória que prorroga antecipação de royalties

OSMAR DIAS ESCLARECE ANTECIPAÇÃO DE ROYALTIES DO PARANÁ