CAE APROVA PROJETO QUE PODERÁ DESAFOGAR AS ECONOMIAS ESTADUAIS



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta quarta-feira (dia 8), por unanimidade, projeto do senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) que obriga o governo federal a devolver R$ 800 milhões aos cofres estaduais, como forma de compensar as perdas decorrentes da isenção do ICMS para exportação estabelecida na Lei Kandir. O projeto agora segue para votação no plenário do Senado.
Os recursos, segundo o relator, senador Francelino Pereira (PFL-MG), não são novos e serão destinados, apenas, ao pagamento de dívidas contraídas com a União. O projeto permite a antecipação de recursos com base no produto da arrecadação do imposto estadual sobre operações relativas à circulação de mercadorias, prestação de serviços de transporte e de comunicação.
- O projeto é importante porque contorna parcialmente uma injustiça praticada contra as economias estaduais, desde que entrou em vigor a chamada Lei Kandir - comentou o presidente da CAE, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), para observar que, apesar de a devolução ser pequena, é suficiente para dar um alento aos estados facilitando, inclusive, o pagamento do 13º salário aos funcionários e o cumprimento de outros compromissos.

08/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto das dívidas estaduais poderá incluir convalidação de incentivos

Senadores apontam importância de projeto para desafogar sistema penitenciário

Senado aprova projeto que garante recursos para defensorias públicas estaduais

Número de vereadores não poderá ser maior que o de deputados estaduais

CCJ poderá pedir informações sobre liquidação de bancos estaduais

CCJ APROVA SALÁRIOS MÍNIMOS ESTADUAIS