Projeto das dívidas estaduais poderá incluir convalidação de incentivos
O senador Luiz Henrique relata o projeto na Comissão de Constituição e Justiça
O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), concordou em adiar - para o próximo dia 26 de março - a votação de três emendas de Plenário ao projeto de lei da Câmara (PLC 99/2013 - Complementar) que estabelece um novo indexador para correção das dívidas de estados e municípios. O pedido foi feito na reunião desta quarta-feira (12) pelo relator da proposta, senador Luiz Henrique (PMDB-SC).
O adiamento permitirá que o Conselho Nacional de Política Fazenda (Confaz) delibere antes sobre a proposta de convalidação dos incentivos fiscais estaduais, em reunião agendada para a próxima quinta-feira (20). O senador Romero Jucá (PMDB-RR) saiu em defesa da medida, argumentando que garantir os instrumentos de incentivo hoje existentes, no prazo negociado pelos governos, é fundamental para "manter o nível de emprego e o bom crescimento da economia".
Caso Luiz Henrique faça o acréscimo e a alteração seja aprovada não só pela CCJ, mas também pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pelo Plenário do Senado, a proposta voltará a ser examinada pela Câmara dos Deputados. Tal fato deve atrasar a entrada em vigor de novo índice de correção das dívidas de estados e municípios.
Proposta originalmente pelo governo federal, a medida passou a ser vista com restrições pelo próprio Executivo em razão do agravamento dos problemas econômicos do Brasil. Líderes governistas têm argumentado que a aprovação do projeto, neste momento, vai elevar as despesas da União e pode contribuir para o rebaixamento do país pelas agências internacionais de classificação de risco.
12/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Convalidação dos incentivos fiscais sai de projeto, mas fica mais perto de consenso
Projeto da Assembléia poderá incluir aumento de alíquota
Convocação poderá incluir projeto que facilita trabalho de deficientes
Eduardo Paes defende votação do projeto de redução das dívidas estaduais
CAE examina projeto que permite mudar índice inflacionário que corrige dívidas estaduais
CAE APROVA PROJETO QUE PODERÁ DESAFOGAR AS ECONOMIAS ESTADUAIS