CAE examina, mais uma vez, projeto sobre pregão eletrônico



O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Aloizio Mercadante (PT-SP), anunciou na última reunião da comissão que o projeto de lei do Executivo (PLC 32/07) que amplia o uso do pregão eletrônico em licitações será o único item da pauta da reunião desta terça-feira (9). O projeto está na CAE desde 28 de junho. No entanto, pauta divulgada pela comissão traz outros oito itens, onde o PLC 32 consta em terceiro lugar.

A matéria já foi motivo de uma audiência pública e três reuniões de líderes partidários e do governo, além de dois pedidos de vista coletiva na CAE. Nos últimos três meses seu relator, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), fez dois pronunciamentos em Plenário defendendo a aprovação do substitutivo que apresentou, que acolhe integral ou parcialmente 19 das 38 emendas apresentadas. A proposta, já aprovada na Câmara dos Deputados, recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Se aprovada na CAE, será ainda submetida ao Plenário.

O último adiamento foi justificado por Mercadante pela ausência de Suplicy na reunião, já que este último participava naquele momento de reunião no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

- Na próxima terça-feira, com ou sem a presença do relator, vamos discutir, votar as emendas e concluir sua votação - declarou Mercadante.

O setor de construção civil protesta contra a ampliação, para R$ 3,4 milhões, do piso para o valor dos contratos de obras que podem ser licitadas por meio do pregão eletrônico. O limite aprovado na Câmara dos Deputados era de R$ 340 mil. O pregão eletrônico foi instituído pela Lei 10.520/02, mas apenas como modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços. Seu uso dificulta fraudes e combinação de preços entre concorrentes, além de reduzir os preços em torno de 20%. Na CCJ, o relator foi o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), cabendo ao senador Romeu Tuma (DEM-SP) relatar a matéria na CCT.

Audiência

A Subcomissão Temporária da Reforma Tributária da CAE realiza, às 19h de segunda-feira (8), audiência pública com Bernard Appy, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, e Jorge Rachid, secretário da Receita Federal. Eles vêm, a pedido da comissão, falar sobre as medidas para a reforma tributária a serem apresentadas ao Congresso Nacional pelo governo.

05/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada mais uma vez votação de projeto que amplia utilização do pregão eletrônico

Mercadante diz que projeto sobre pregão eletrônico será votado até dia 23

Discussão sobre limite de valor em pregão eletrônico adia votação de projeto sobre licitações

Reunião nesta segunda-feira vai aparar arestas de projeto sobre pregão eletrônico no setor público

CAE vota projeto que normatiza pregão eletrônico

CAE vota projeto que amplia uso do pregão eletrônico