Cândido critica omissão do governo no comércio agrícola



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) acusou o governo brasileiro de omissão diante da fragilidade brasileira no mercado internacional de produtos agrícolas. O senador disse que, a partir da crise dos países asiáticos e da Rússia, os países desenvolvidos passaram a adotar medidas ainda mais protecionistas para garantir o controle do mercado externo.

Geraldo Cândido acrescentou que, mesmo com a desvalorização cambial, o Brasil não conseguiu aumentar suas exportações de produtos agrícolas, porque os países ricos criaram ainda mais barreiras em seus mercados, para proteger seus produtores. "Enquanto isso, o governo brasileiro, indiferente aos vultosos prejuízos sofridos pelos agricultores do país, prosseguiu com a política de liberalização radical da economia agrícola nacional", disse.

O senador disse ainda que há um dumping (redução forçada dos preços para conquistar mercados) dos principais exportadores para compensar a desvalorização cambial brasileira. Para Geraldo Cândido, o Japão e os Estados Unidos, principalmente, lutam contra a inclusão do tema do protecionismo e do dumping na pauta da revisão do Acordo Agrícola da Organização Mundial do Comércio. "O Congresso Nacional não pode admitir a posição de absoluta fragilidade política com que o governo brasileiro se apresenta para essas negociações", encerrou o senador.

02/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Juvêncio cita Jungmann e critica omissão do governo

Pavan critica omissão do governo em greve da vigilância sanitária

HELOÍSA HELENA CRITICA OMISSÃO DO GOVERNO NA ÁREA EDUCACIONAL

GERALDO CÂNDIDO CRITICA PRESSA DO GOVERNO NA PRIVATIZAÇÃO DE FURNAS

CÂNDIDO CULPA GOVERNO PELA CRISE E APÓIA CRÍTICA DE BRIZOLA

GERALDO CÂNDIDO CRITICA INTENÇÃO DO GOVERNO DE CRIAR O BANCO DA TERRA