Carlos Wilson propõe liberar PIS e Pasep para desempregados



Os titulares das contas individuais do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) que estiverem desempregados poderão sacar o saldo integral de suas contas, conforme projeto apresentado pelo senador Carlos Wilson (PTB-PR) que tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Cabe à comissão decisão terminativa sobre a proposta, que depois será examinada pela Câmara dos Deputados, se não houver recurso para que o Plenário do Senado também analise a matéria.

Carlos Wilson explicou que a Constituição de 1988 alterou as características originais do programa - depósitos mensais na forma de contas individuais. Esses depósitos foram eliminados e a Constituição determinou que leis específicas determinariam os critérios de saques. "Mas até agora não foi publicada nenhuma lei que trate dos saques das contas individuais dos trabalhadores inscritos no PIS e no Pasep", disse Wilson.

Para o senador, o desemprego é o pior mal que pode afligir um trabalhador, por isso ele considera o projeto extremamente justo. "Ainda mais no presente momento, quando a atual política econômica é guiada por taxas de juros elevadíssimas, que culminam nos maiores índices de desemprego já vistos na história do Brasil", afirmou.



16/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson quer liberar recursos do PIS/Pasep para desempregados

Carlos Wilson propõe regras para programas de distribuição de alimentos

Carlos Wilson propõe Estágio Retributivo Obrigatório para universitários das federais

Carlos Wilson propõe aumento da pena para criminosos que aliciem menores

Carlos Wilson propõe condições especiais para policiais na compra de casa própria

Carlos Wilson propõe alteração no Código Penal para coibir violência doméstica