CAS aprecia projeto que facilita compra da casa própria pela mulher chefe de família



A Comissão de Assuntos Sociais examina nessa quarta-feira (18) projeto que reserva no mínimo 20% do total de recursos para financiamentos habitacionais para as mulheres chefe de família. O projeto, de autoria da senadora Emilia Fernandes (PT-AC), com parecer a favorável da senadora Marina Silva (PT-AC), modifica a lei que trata da política nacional de habitação.

Na justificativa do projeto, Emilia Fernandes cita dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo os quais, em 1993, 20% das 38 milhões de famílias brasileiras são comandadas por mulheres, o que significa que 7,6 milhões de mães são arrimo de família. As mesmas fontes confirmam que o número de mulheres chefes de família tem crescido significativamente nos últimos anos, segundo a senadora.

A senadora argumenta que esse universo de mulheres,responsáveis pela manutenção da família e de seu abrigo, tem competido de forma desigual no mercado imobiliário, que lhe oferece restrito acesso aos programas convencionais de financiamento habitacional.

De acordo com a proposta, mulher chefe de família é aquela que, comprovadamente é responsável pelo sustento e manutenção da família, conforme comprovação efetuada mediante justificativa judicial.

O projeto consta do ato convocatório do Congresso Nacional.



17/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS examina projeto que facilita compra da casa própria

CAE votará projeto que facilita compra da casa própria

Senadores aprovaram projeto que facilita a compra da casa própria

CAS APRECIA QUARTA PROJETO QUE AMPLIA USO DO FGTS NA COMPRA DA CASA PRÓPRIA

CAS discute proposta que beneficia mulher na compra da casa própria

Mauro Miranda apresenta projeto que facilita acesso das mulheres à casa própria