CAS examina mudanças na legislação trabalhista



Dos 10 projetos em pauta na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que se reúne nesta quarta-feira (27), às 9h, quatro pretendem alterar dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O colegiado também deve examinar, extra-pauta, em decisão terminativa, outra matéria relacionada com a CLT: projeto do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que autoriza o não-comparecimento do empregado ao trabalho, sem prejuízo do salário, para a procura de parente desaparecido. A iniciativa recebeu parecer favorável do senador Moreira Mendes (PFL-RO).

Quanto às demais proposições atreladas à legislação trabalhista, apenas uma conta com parecer da relatoria pela aprovação. Trata-se de projeto da Câmara que responsabiliza solidariamente, pelo cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho, as empresas contratantes de prestadoras de serviço. Para o relator, senador Tião Viana (PT-AC), a proposta é "meritória" por assegurar ao trabalhador a observância da proteção legal que garante sua integridade no exercício da atividade profissional.

As outras matérias relacionadas à CLT, rejeitadas pelos relatores, são de autoria dos senadores Osmar Dias (PDT-PR) e Geraldo Cândido (PT-RJ). Além de propor o fim da exigência de depósito recursal nas ações trabalhistas, Dias sugere que sejam incorporados à remuneração do empregado benefícios ou utilidades habitualmente fornecidos pelo empregador. Já Cândido quer mudar as regras de fixação do salário mínimo para vinculá-lo aos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na mesma reunião, a comissão também vai votar, em turno suplementar, substitutivo do senador Tião Viana a projeto do senador Luiz Pontes (PSDB-CE) que amplia o período de concessão do salário-maternidade em caso de parto prematuro. Deve deliberar ainda sobre outro parecer de Viana pela aprovação de projeto do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) que estabelece limites máximos para os teores de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono permitidos nos cigarros de tabaco produzidos e comercializados no país.



25/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS examina mudanças na legislação trabalhista

Mudanças na legislação trabalhista são aprovadas pelo Senado

CCJ examina mudanças na legislação eleitoral

CCJ examina mudanças na legislação eleitoral

TV Senado discute alteração da legislação trabalhista

PATROCÍNIO DEFENDE NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA