CCJ APROVA PLEBISCITO SOBRE REVISÃO CONSTITUCIONAL



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), presidida pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM), aprovou hoje (dia 19) substitutivo do senador Jefferson Péres (PSDB-AM) à proposta de emenda constitucional do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que estabelece a convocação de plebiscito para o eleitorado decidir sobre a realização de uma revisão constitucional. De acordo com o substitutivo, a consulta se dará simultaneamente às eleições de 4 de outubro de 1998.

A matéria será submetida agora ao plenário para discussão e votação em primeiro turno. Se for apresentada emenda durante a fase de discussão, a emenda retornará ao exame da CCJ.

Caso a proposta seja aprovada, a revisão constitucional será realizada durante a sessão legislativa que se inicia em 15 de fevereiro de 1999, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral. O substitutivo proíbe qualquer recesso durante a sessão legislativa revisional e estabelece que ela poderá estender-se até o começo da sessão legislativa seguinte.

Jefferson Péres optou por excluir do texto de Simondispositivo sobreperda domandato de deputados e senadores no caso de infidelidade partidária, baseando-se no Regimento Interno do Senado. Citando oRegimento, Jefferson Péres argumenta que "é vedada a apresentação de proposta que objetive alterar dispositivos sem correlação direta entre si", .

E por entender que se trata de uma "demasia", Jefferson Péres também se decidiu pelo veto à realização de um referendo para confirmar, 120 dias depois, as modificações que forem introduzidas no texto constitucional, conforme determinaproposta original.

O líder do Bloco Oposição, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), apresentou voto em separado e duas emendas à PEC de Simon, mas foram rejeitados pela CCJ. Já o senador Josaphat Marinho (PFL- BA) absteve-se de votar, sob o argumento de que "é estranhável" estabelecer-se plebiscito para reforma constitucional. Josaphat também lembrou que os plebiscitos sempre foram manipulados pelo poder, conforme ilustra a história política brasileira..



19/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMENDA QUE PREVÊ PLEBISCITO SOBRE REVISÃO CONSTITUCIONAL VOLTA À CCJ

PEC PARA PLEBISCITO SOBRE REVISÃO CONSTITUCIONAL É INCLUÍDA NA CONVOCAÇÃO

SIMON DEFENDE PLEBISCITO PARA REVISÃO CONSTITUCIONAL EM 1999

SIMON DEFENDE SUA EMENDA QUE CONVOCA PLEBISCITO PARA REVISÃO CONSTITUCIONAL

PLENÁRIO DISCUTE NESTA QUARTA (15) PLEBISCITO PARA REVISÃO CONSTITUCIONAL

EMENDA CONSTITUCIONAL DO PLEBISCITO SERÁ VOTADA LOGO