CCT aprova autorização a órgãos públicos para divulgação de gastos indenizatórios



A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou nesta quarta-feira (28) parecer do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) a projeto que visa autorizar órgãos públicos a tomarem providências para divulgação, pela Internet, das informações referentes a gastos públicos indenizatórios. A proposta, de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), ainda será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em decisão terminativa.

De acordo com o projeto (PLS 671/07), o presidente da República, as Mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público ficarão autorizados a determinar as providências para a efetiva divulgação mensal, pela Internet, dos gastos que tenham natureza indenizatória - aqueles destinados a reembolso de despesa efetuada por servidor público no exercício da função.

Sérgio Zambiasi ressaltou que o Senado já publica em sua página na Internet os gastos da Casa com verbas indenizatórias. O relator informou que também a Câmara dos Deputados já divulga seus gastos, bem como algumas assembléias legislativas e câmaras municipais. Ele disse que essas iniciativas significam o início do processo de transparência.

Na opinião do presidente da CCT, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), a prática da transparência dos gastos públicos significa que o país amadureceu. Para ele, o homem público deve ter sua vida aberta e disponível à sociedade.

No que diz respeito a casos de despesas definidas por lei como reservadas ou de sigilo funcional, o projeto permite que os valores sejam divulgados de forma agregada. Também os gastos relativos a Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), o chamado cartão corporativo, estão incluídos no projeto e devem ser divulgados na Internet.



28/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova divulgação gastos públicos pela Internet

Cartilha vai orientar órgãos públicos na divulgação de informações

Capiberibe defende divulgação na internet da folha de pagamento dos órgãos públicos

Capiberibe elogia transparência na divulgação dos gastos públicos

CE analisa projeto que normatiza divulgação de documentos em língua estrangeira por órgãos públicos

Projeto que prevê divulgação dos gastos públicos na Internet pode ser votado na CCT