César Borges comenta crescimento da produção agrícola no oeste da BA



O senador César Borges (PFL-BA) destacou reportagem do jornal Folha de S. Paulo que aponta expectativa de queda na safra de 2004 praticamente em todo o país, com exceção do cerrado nordestino. Neste cenário, desponta o oeste da Bahia, em posição de destaque não só pela produção de soja e grãos, mas pelo cultivo de fibras, frutas e café. A região, ressaltou o senador, vem contribuindo para elevar as exportações brasileiras de produtos agrícolas.

- A agricultura cresceu 8% em 2003 e, se não fosse ela, o PIB (Produto Interno Bruto) teria sofrido uma queda de 4% - lembrou o senador.

A reportagem da Folha de S. Paulo destaca a produção de soja no oeste baiano, que deve bater 2,2 milhões de toneladas nesta safra, e também a atividade pecuária, com um rebanho superior a 1,5 milhão de cabeças e um frigorífico de grande porte.

Apesar dos bons resultados obtidos pelo agronegócio baiano, César Borges queixou-se da falta de investimentos públicos em infra-estrutura para escoamento da safra.

- As BRs 242 e 135 estão em estado deplorável - disse o parlamentar, que também cobrou investimentos nos portos de Aratu e Ilhéus e na construção da hidrovia do São Francisco.

César Borges registrou declaração recente do economista Celso Furtado sobre os rumos da economia brasileira, classificando como equivocada a decisão de sacrificar investimentos em prol do pagamento da dívida pública.



05/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges cobra retomada da obra da Ferrovia Oeste-Leste, na Bahia

César Borges: a Bahia, sim, faz espetáculo do crescimento

César Borges comemora anúncio do cronograma para construção da Ferrovia Leste-Oeste

César Borges: governo não abre mão de imposto nem para crescimento

César Borges critica crescimento do PIB em 2006 e se diz cético quanto ao PAC

César Borges está preocupado com o crescimento econômico do país este ano