CI analisará projeto que permite fracionamento de áreas mineradoras



Projeto que visa permitir o desmembramento dos títulos de concessão de lavra e licença para exploração mineral poderá ser votado nesta quinta-feira (18) pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI). O relator da matéria, senador Gilvam Borges (PMDB-AP) apresentou substitutivo à proposta para corrigir possíveis inconstitucionalidades do texto, bem como recomendar que o desmembramento seja regulado pelo Poder Executivo. A CI votará a matéria em decisão terminativa.

O projeto (PLS 245/06), do então senador Marcos Guerra, prevê que o parcelamento dependerá de decisão do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) e não poderá comprometer o direito do titular da concessão. O fracionamento, ainda de acordo com o substitutivo de Gilvam Borges, não poderá comprometer o aproveitamento racional da área, e deve prever viabilidade técnica, incremento da produção e economicidade nas unidades resultantes.

Pelo texto, o pedido de desmembramento deve ser encaminhado ao ministro das Minas e Energia acompanhado da licença ambiental para cada uma das concessões ou licenças pretendidas, assim como com o memorial justificativo. A proposta altera o Código de Minas (decreto-lei 227/67).

A iniciativa de Marcos Guerra tem a finalidade de permitir que sejam explorados novos minerais onde já aconteça exploração de outro minério, o que não é permitido pela legislação. Segundo o autor, "isso traz sérios prejuízos para toda a sociedade brasileira, pois muitas áreas com grande potencial ficam subexploradas".

Também está na pauta da CI projeto do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) que visa isentar da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) o óleo diesel utilizado na produção agrícola e na produção de energia. Tal contribuição incide sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool combustível. A proposta PLS (597/07), de autoria do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), altera a lei que instituiu o Cide (lei 10.336/01). Após exame da CI, a matéria ainda será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

Dnocs

A CI poderá realizar seminário sobre os 100 anos do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Requerimento com essa finalidade, de iniciativa do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), será votado pela comissão na próxima quinta-feira. O senador sugeriu que o evento se realize em duas mesas de debate. A primeira abordará o tema "Papel do Dnocs no semi-árido nordestino" e a segunda será sobre "Perímetros públicos de irrigação: necessidades e potencialidades". A reunião da CI que analisará essas propostas será realizada na sala 13 da ala Alexandre Costa, às 8h30. 



15/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto na CI pode permitir fracionamento de áreas mineradoras

Na pauta da CMA, projeto que permite plantio de cana em áreas alteradas da Amazônia Legal

Senado aprova projeto que permite divisão de terras em áreas menores que o módulo de propriedade rural

Projeto que permite divisão de terras em áreas menores que o módulo de propriedade rural volta para a CRA

Supermercados: fracionamento de alimentos

CAS analisará projeto que isenta férias e 13º do IR