COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APRECIOU 369 MATÉRIAS



O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Freitas Neto (PFL-PI), disse que o balanço dos trabalhos do colegiado neste ano foi positivo, com a apreciação de 369 matérias. No ano passado, a comissão analisou 257 proposições.

Ele destacou a aprovação, pela comissão, do Plano Nacional de Educação (PNE) que, segundo lembrou, alterou todo o sistema de ensino brasileiro, desde o fundamental até o universitário. O plano é considerado de tamanha importância que a CE resolveu criar uma sobcomissão permanente destinada a acompanhar a execução do programa.

Durante esse ano, a CE também criou a Subcomissão Permanente do Cinema, Comunicação Social e Informática. A subcomissão abriu maior espaço para o debate do cinema nacional, ouvindo cineastas, diretores, artistas e técnicos, com o objetivo de encontrar fórmulas capazes de fortalecer o setor.

Vários projetos foram aprovados pela Comissão de Educação, entre os quais o que institui o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), o que estabelece a chamada gestão democrática no ensino público e o que torna obrigatória a utilização do Alfabeto Braile nos manuais de especificações técnicas de eletrodomésticos e produtos eletrônicos.

Também mereceram destaque as aprovações dos seguintes projetos: o que institui o dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o que regulamenta o exercício profissional da acupuntura e o projeto que define escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas para fins de recebimento de recursos públicos. A CE também aprovou 283 pareceres relativos a pedidos de renovação e concessão de rádios e TVs.

15/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APRECIOU 141 MATÉRIAS EM 1998

SENADO APRECIOU 123 MATÉRIAS EM 98

SENADO APRECIOU 115 MATÉRIAS EM 98

CE APRECIOU 195 MATÉRIAS NO PRIMEIRO SEMESTRE

CE APRECIOU 195 MATÉRIAS NO PRIMEIRO SEMESTRE

SENADO APRECIOU 245 MATÉRIAS NO 1º SEMESTRE