COMISSÃO DO MERCOSUL EXAMINARÁ PROPOSTA DO EXECUTIVO SOBRE EXTRADIÇÃO



A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul examinará nesta quinta-feira (dia 25) às 10h, mensagem do Poder Executivo que trata sobre o acordo de extradição entre os países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), concluído em 1998. A mensagem tem parecer favorável do relator deputado Germano Rigotto (PMDB-RS).
De acordo com a mensagem, serão causas de extradição atos qualificados como delitos segundo as leis do país requerente e as do país requerido. Neste caso, a pessoa reclamada terá todos os direitos e garantias concedidas pelo Estado em que se encontra, devendo ser assistida por um defensor e, se necessário, por intérprete.
Ainda segundo a mensagem, não serão casos de extradição, entre outros, delitos exclusivamente militares, crimes de natureza política e quando a pessoa reclamada, for menor de 18 anos na época da prática do ato.
Também está prevista para esta reunião da Comissão, a análise do projeto de lei da Câmara dos Deputados que proíbe o Poder Executivo de adquirir produtos laticínios originários de países que não sejam membros do Mercosul. O relator da proposta, deputado Nárcio Rodrigues (PSDB - MG), concedeu parecer favorável à aprovação da matéria.

24/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do Mercosul vota proposta de plebiscito sobre a Alca

Comissão aprova relatório do Executivo pela criação do Parlamento do Mercosul

Comissão examinará projeto de lei sobre faturas em braile

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EXAMINARÁ PROJETO SOBRE TELEVISÃO COMUNITÁRIA

Comissão examinará isenção do IPI sobre equipamentos adquiridos por autônomo

Senado aprova Acordo de Extradição do Mercosul e outros tratados internacionais