CONSULTORES DE ORÇAMENTO DO SENADO DETALHAM COMUNIDADE SOLIDÁRIA



Os consultores de Orçamento do Senado Federal Hipólito Gadelha Remígio e Ilvo Debus, em palestras na 3ª Teleconferência, promovida hoje (dia 31) à tarde pelo Instituto Legislativo Brasileiro, explicaram as formas de os municípios receberem recursos federais das ações desenvolvidas pelo Programa Comunidade Solidária e responderam a perguntas dos telespectadores, que assistiam ao vivo ao evento, via Embratel.

- O Programa Comunidade Solidária não é um ministério ou organismo público, nem ao menos tem dotação orçamentária, é apenas uma forma de administrar - disse Hipólito Remígio, logo no início de sua palestra.

Para engajar os diversos setores da sociedade em torno de ações de combate à pobreza e à miséria, segundo Remígio, o Comunidade Solidária trabalha como coordenador na melhoria de gestões e programas governamentais e articula entre diferentes níveis de governo.

- O objetivo deste esforço é evitar a burocracia paralela, centralizar decisões e combater superposições de ações e a pulverização de recursos públicos - comentou.

Por sua vez, Ilvo Debus falou das iniciativas que integram a agenda básica do Comunidade Solidária. "No Ministério da Saúde estão concentradas as ações de redução da mortalidade infantil, saneamento, imunização e o programa dos agentes de saúde; já no Ministério da Educação, são desenvolvidos projetos de desenvolvimento da educação na pré-escola, transporte e saúde escolar e manutenção e desenvolvimento do ensino", enumerou.

Ilvo Debus também falou das ações sob a responsabilidade do Ministério do Planejamento e Orçamento: programa de ação social e saneamento e o Habitar Brasil. No Ministério da Agricultura, segundo o consultor do Senado, está concentrado o programa de fortalecimento da agricultura familiar. No do Trabalho, o de ocupação e renda e o de educação profissional.

- É através destes programas desenvolvidos pelo Ministério do Trabalho que o Comunidade Solidária procura diminuir os índices de miséria e exclusão social no Brasil - observou Ilvo Debus.

31/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ILB assina convênio com Comunidade Solidária

ALCÂNTARA APLAUDE ATUAÇÃO DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA

PALMEIRA CONFIA EM RESULTADOS DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA

ALCÂNTARA DESTACA ATUAÇÃO DO COMUNIDADE SOLIDÁRIA

BOAVENTURA PEDE AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA COMUNIDADE SOLIDÁRIA

SELIGMAN DIZ QUE COMUNIDADE SOLIDÁRIA BUSCARÁ DESENVOLVIMENTO INTEGRADO