CRE aprova cinco acordos internacionais



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quarta-feira (31) pareceres favoráveis a cinco projetos de decreto legislativo que se referem a textos de acordos internacionais. Entre eles se encontra o PDS 112/07, que aprova o Tratado de Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal entre o Brasil e o Reino Unido, celebrado em abril de 2005, cujo relator ad hoc foi o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

Em seu voto favorável, o relator observou que somente com uma "ágil e eficiente" interlocução entre os países será possível enfrentar crimes como a lavagem de dinheiro, o tráfico de drogas e de armas e o terrorismo. O tratado, a seu ver, poderá proporcionar a melhoria das condições de vida de populações "quase sempre indefesas" em relação ao crime organizado.

- A internacionalização do crime, com suas formas insidiosas de atuação intercontinental e transfronteiriça, gera necessidade constante de modernização dos aparatos estatais de repressão e de prevenção da atuação criminal - disse Valadares.

O segundo projeto colocado em votação foi o PDS 221/07, que aprova o Acordo sobre Serviços Aéreos entre o Brasil e a República de Gana, firmado em abril de 2005. O relator ad hoc foi o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Dois outros projetos referem-se a acordos firmados com o governo de Angola em 2005. Ambos tiveram como relator ad hoc o senador Pedro Simon (PMDB-RS). O primeiro deles (223/07) aprova o Acordo sobre Transferência de Pessoas Condenadas. O segundo (227/07) aprova o Acordo de Extradição entre os dois países.

O último projeto votado (225/07), cujo relator ad hoc foi o senador Antônio Carlos Valadares,aprova emendas à Convenção Internacional sobre Busca e Salvamento Marítimo, de 1979. Segundo o voto do relator, as emendas promovem maior eficiência aos serviços de busca e salvamento e representam "inadiável aperfeiçoamento" da convenção.

A comissão aprovou ainda dois requerimentos. O primeiro deles, apresentado pelo senador Magno Malta (PR-ES), apresenta voto de aplauso à Polícia Federal por sua atuação na prisão do traficante internacional de drogas Juan Abadia.O relator ad hoc foi o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC). O segundo, de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), apresenta voto de aplauso ao economista Alan Greenspan, pelo lançamento de seu livro A Era da Turbulência: Aventuras em um Mundo Novo. O relator ad hoc foi o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Ao final da reunião, o senador Pedro Simon apresentou seu parecer favorável ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 55/05, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que estabelece a criação do Dia de Celebração da Amizade Brasil-Argentina. Simon recordou o que chamou de "espetacular eleição" de Cristina Kirchner para presidente da Argentina, no último final de semana, e ressaltou que a primeira viagem ao exterior da presidente eleita será ao Brasil. O projeto, analisado pela CRE em decisão terminativa, deverá ser votado na próxima reunião da comissão.



31/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova cinco acordos internacionais

Senado aprova cinco acordos internacionais

CRE examina cinco acordos internacionais

Aprovados cinco acordos internacionais

Aprovados cinco acordos internacionais

Aprovados cinco acordos internacionais