CRE examina cinco acordos internacionais



Cinco acordos internacionais estarão na pauta da próxima reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), marcada para as 10h de quarta-feira (20). Quatro deles envolvem projetos de cooperação com países da África e da América Latina, dentro da atual política de aproximação com os dois continentes.

Os dois primeiros itens da pauta referem-se a acordos de cooperação técnica com os governos de Botsuana, na África, e da Nicarágua, na América Central. Assinados em julho de 2005 e fevereiro de 2006, respectivamente, tramitam sob a forma dos Projetos de Decreto Legislativo 92/08 e 106/08. E ambos têm, como relatora, a senadora Marina Silva (PT-AC). Os dois acordos estabelecem a realização de reuniões bilaterais para a escolha de áreas prioritárias de cooperação técnica.

Entre as áreas que poderão estar envolvidas na cooperação com Botsuana, segundo a relatora, estão as de combate à AIDS, a de agropecuária tropical e a de turismo. A cooperação com a Nicarágua, por sua vez, deverá envolver setores como os de energia, meio ambiente, agropecuária e saneamento, ainda de acordo com Marina Silva.

O Projeto de Decreto Legislativo 140/08, que tem como relator o senador Fernando Collor (PTB-AL), aprova o texto do acordo de cooperação entre o Brasil e a Nigéria, de combate à produção ilícita, consumo e tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. O acordo foi firmado em Brasília em setembro de 2005.

O senador Augusto Botelho (PT-RR) é o relator do projeto de decreto legislativo (149/08) que aprova acordo de cooperação no combate ao tráfico ilícito de migrantes, firmado pelos governos do Brasil e da Guatemala em agosto de 2004. Como observa Botelho em seu voto favorável ao acordo, a Guatemala passou a ser incluída na rota de migração ilegal para os Estados Unidos, depois da revogação de acordo entre o Brasil e o México sobre isenção de vistos de turismo e de negócios.

Único item da pauta que não se refere a países da África ou da América Latina, o Projeto de Decreto Legislativo 146/08, que tem como relator o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), aprova acordo de cooperação na área militar entre o Brasil e a Coréia, assinado em março de 2006. Os dois países comprometem-se, pelo acordo, a cooperar "nos campos da indústria da defesa e apoio logístico" e no intercâmbio de tecnologia militar, por meio do estímulo a visitas mútuas de cientistas e técnicos.

Uma vez aprovados pela CRE, os projetos de decreto legislativo serão examinados pelo Plenário.



15/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovados cinco acordos internacionais

CRE aprova cinco acordos internacionais

Aprovados cinco acordos internacionais

Aprovados cinco acordos internacionais

Senado aprova cinco acordos internacionais

Senado aprova cinco acordos internacionais