Crise deverá estar em pauta na sessão do Parlasul nesta segunda



Uma semana depois da realização, em Brasília, de uma reunião extraordinária do Conselho do Mercado Comum, destinada a debater a crise financeira internacional , começa às 15h desta segunda-feira (3), em Montevidéu, a XIV sessão plenária do Parlamento do Mercosul, que deve ter igualmente como um dos principais temas a crise econômica mundial.

Durante a reunião extraordinária do Conselho do Mercado Comum, decidiu-se que os Ministérios da Economia e os bancos centrais dos países que integram o bloco devem reforçar as ações conjuntas para lidar com a crise internacional. Ao final do encontro, segundo a Agência Brasil, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que as medidas mais adequadas para lidar com a crise incluiriam "mais integração e mais comércio intra-regional".

O presidente do Parlamento do Mercosul, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), julga que a situação econômica mundial será um dos principais temas em debate na próxima sessão, segundo adiantou à Agência Senado. Ele presidiu reunião da Mesa Diretora, no dia 22, onde foi aprovada uma nota oficial por meio da qual o parlamento expôs a sua "grande preocupação com a crise financeira internacional".

Entre os outros itens da pauta da sessão plenária, estão a proposta de regulamentação do Observatório da Democracia, já criado pelo parlamento; uma proposta de recomendação ao Conselho do Mercado Comum para que solicite à Secretaria do Mercosul o envio de esclarecimentos a respeito da elaboração do Projeto de Código Aduaneiro comum ao bloco; e o projeto de Orçamento para o período 2009-2010.

Diversas comissões também estarão reunidas em Montevidéu, na manhã de segunda-feira (3). Entre elas, a Comissão de Orçamento e Assuntos Internos, em cuja pauta encontra-se projeto de recomendação apresentado pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP) para que seja criada uma agência de desenvolvimento no âmbito do bloco, destinada a assessorar os governos na elaboração de projetos a serem financiados com recursos do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).

Durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte, haverá uma palestra do diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura do Brasil, Marcelo Dantas, a respeito da integração cultural dos países que compõem o Mercosul. Estará ainda em discussão projeto apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) segundo o qual a comissão deverá empenhar-se junto aos Ministérios da Educação dos países que integram o bloco para obter informações sobre planos de combate ao analfabetismo.

Encontra-se na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais, Fiscais e Monetários proposta de declaração apresentada por cinco parlamentares brasileiros por meio da qual o Parlamento do Mercosul manifestaria seu desacordo com a tese de que a produção de biocombustíveis teria motivado o aumento dos preços dos alimentos.



30/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Política de abastecimento deverá estar na pauta da primeira reunião da CI

Primeira sessão do Parlasul deverá ocorrer em 2 de julho

PARA SATURNINO, CRISE DOS ESTADOS DEVE ESTAR NA PAUTA DO SENADO

Senado deverá começar a destrancar a pauta nesta terça-feira

Segunda sessão extraordinária de amanhã tem pauta definida

PEC que muda trâmite para apreciação de vetos deverá ser votada nesta segunda-feira