Política de abastecimento deverá estar na pauta da primeira reunião da CI



A instituição de uma política de abastecimento para o país poderá ser debatida e votada na primeira reunião deste ano da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Outra matéria que deverá estar na pauta desse primeiro encontro é o projeto que torna obrigatório o uso de dispositivo de rastreamento por satélite nos ônibus interestaduais.

A proposta que institui a política de abastecimento tem por objetivos, entre outros, assegurar à população brasileira a oferta e a qualidade dos alimentos e dos insumos indispensáveis à produção de produtos alimentícios e proporcionar o acesso local a suprimentos médicos e veterinários preventivos e emergenciais.

A política nacional de abastecimento também terá por objetivos: estimular a formação de estoques reguladores e estratégicos de alimentos; reduzir o risco da escassez de água potável; garantir os preços mínimos para o produtor rural e a armazenagem para a guarda e a conservação de seus produtos; fomentar o consumo dos produtos básicos e necessários à dieta alimentar das populações carentes; ampliar o acesso da população a alimentos de qualidade; promover a alimentação saudável e valorizar formas sustentáveis de produção e comercialização de alimentos.

Para que esses objetivos sejam atingidos, a proposta relaciona uma série de atribuições que deverão ser exercidas pelo Poder Público, entre as quais: estimular a agricultura familiar e o cooperativismo; desenvolver tecnologias para reduzir a degradação natural dos ecossistemas brasileiros; incentivar o consumo de produtos regionais e assegurar a infra-estrutura local necessária ao atendimento das populações carentes.

De autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), o projeto recebeu um substitutivo na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), acolhido pelo relator da matéria na CI, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que apresentou uma subemenda. Nessa subemenda, Heráclito explicita que as ações que busquem assegurar o direito humano à alimentação adequada seguirão definições, princípios, diretrizes e objetivos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A proposta, que recebeu parecer favorável não só da CDR, mas também da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), será examinada ainda pelas Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Nesta última, receberá decisão terminativa.

Satélite

Apresentado pelo senador Expedito Júnior (PR-RO), o outro projeto que deverá constar da pauta - o PLS 711/07 - altera dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro para definir que é equipamento obrigatório dos veículos de transporte interestadual dispositivo eletrônico que permita o rastreamento por satélite em tempo real, sob monitoramento da empresa transportadora.

A proposta também qualifica de infração grave, punível com multa, conduzir ônibus interestadual sem dispositivo de rastreamento por satélite ou com o dispositivo não integrado a sistema de monitoramento em tempo real.

Expedito Júnior lembra a frequência com que têm ocorrido assaltos a ônibus interestaduais, principalmente nas viagens realizadas durante a madrugada, com roubo de objetos e dinheiro de passageiros e motoristas, violência física e moral e até mesmo a perda de vidas humanas.

O senador registra que o sistema de rastreamento conhecido como GPS (sigla em inglês para Global Positioning System) vem sendo adotado por diversas empresas de transporte de carga, que comprovaram a eficácia da tecnologia na prevenção de furtos, roubos e assaltos.

O sistema de posicionamento global, lembra, permite a identificação permanente, em tempo real, da posição geográfica dos veículos e o envio dos dados de sua localização para uma estação central onde estejam cadastrados. O relator da matéria na CI, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), apresentou voto favorável ao projeto.

28/01/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crise deverá estar em pauta na sessão do Parlasul nesta segunda

Proposta que institui a Política Nacional de Abastecimento está na pauta da CCT

CCJ TEM PAUTA CHEIA NA PRIMEIRA REUNIÃO DO SEMESTRE

Projeto que está na pauta do Plenário prevê que política monetária deverá ser submetida ao Senado

Comissão de Fiscalização e Controle define pauta em sua primeira reunião

COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DIVULGA PAUTA DE PRIMEIRA REUNIÃO APÓS O RECESSO