Delcídio aponta inconstitucionalidade em novas regras do FPE



O texto principal do substitutivo que define as novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), aprovado em turno suplementar nesta quarta-feira (10), é contrário ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto, disse o senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Ele explicou que o tribunal considerou inconstitucional os critérios de distribuição estabelecidos na Lei Complementar 62/1989 e que acabaram mantidos, até 2015, na proposta de Pinheiro. Os coeficientes são considerados desatualizados.

Delcídio disse que, além de estender os critérios até 2015, o texto mantém a inconstitucionalidade em 2016 e 2017, pois apenas atualiza os valores anteriores com a incidência do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e metade da variação real do Produto Interno Bruto (PIB).

Delcídio advertiu que a questão da inconstitucionalidade é um tema que vai ser discutido pelos governadores. - Portanto, nós não vamos nos surpreender se vierem medidas questionando a constitucionalidade do texto aprovado junto ao STF e, consequentemente, criando um novo processo de judicialização de matérias aqui votadas - afirmou.



10/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio: Sem acordo sobre novas regras para celebração de convênios, votação do Orçamento de 2009 pode atrasar

Eduardo Suplicy aponta complexidade das novas regras de partilha do FPE

Oposição aponta inconstitucionalidade em mudanças feitas pela Câmara em texto de MP

Dornelles aponta inconstitucionalidade no projeto que determina sistema de partilha para o petróleo do pré-sal

Delcídio aponta bases para desenvolvimento do oeste do país

Delcidio defende regras estáveis para o setor elétrico