DEPOIS DAS REFORMAS PRECISAMOS ATACAR O DESEMPREGO, PROPÕE CARLOS BEZERRA
O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) disse, em entrevista, que vencida a etapa das reformas constitucionais, a grande tarefa dos governantes e legisladores brasileiros deve ser "encontrar formas e meios para promover o desenvolvimento e ajudar a gerar empregos, tirar o país da estagnação e atacar as questões sociais, que são gravíssimas". Ele defende, entre outras iniciativas, uma reforma tributária que acabe com a concentração de recursos nas mãos da União e dê aos municípios a maior parte dos recursos públicos do país.
Carlos Bezerra não se conforma com o fato de que "para construir uma escola, fazer um posto de saúde ou conseguir um ônibus escolar, o prefeito tem de ir a Brasília". O senador defende uma reforma tributária que quebre a atual centralização de recursos nas mãos da união. Ele propõe colocar a maior parte dos recursos nas mãos dos municípios, depois outra parcela expressiva para os estados e, por último, o quinhão da União.
- No meu entendimento, a União deve cuidar apenas do planejamento geral do país, da política externa e das Forças Armadas, nada mais que isso - argumenta.
A preocupação com o fortalecimento dos estados e municípios, por outro lado, leva Carlos Bezerra a apoiar as gestões políticas para estabelecer limites de renúnciafiscal nos estados e municípios, a fim de prevenir uma "guerra fiscal que possa virar uma concorrência verdadeiramente calamitosa".
Na mesma linha de fortalecimento das estruturas municipais, o senador mato-grossense se apresenta como "um defensor do Sistema Único de Saúde (SUS)", mas faz uma ressalva: "O SUS está com a pirâmide invertida". Carlos Bezerra entende que também nesta área os municípios deveriam ter uma maior controle do sistema e dos seus recursos, mas acha que está ocorrendo o contrário. "É a União e os Estados que tem a proeminência em cima dos municípios na decisão das coisas", lamenta.
18/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS BEZERRA PREGA ADOÇÃO DE MEDIDAS CONTRA O DESEMPREGO
CARLOS BEZERRA QUER INVESTIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA REDUZIR DESEMPREGO
CARLOS BEZERRA PROPÕE ALTERAÇÃO NA LEI DO DIVÓRCIO
CARLOS BEZERRA PROPÕE MERCADO COMUM REGIONAL
CARLOS BEZERRA PROPÕE INCENTIVO PARA REFLORESTAMENTO
CARLOS BEZERRA PROPÕE PROGRAMA DE INCENTIVO AO CONSUMO DE MILHO