Duciomar quer debater previdência rural



O senador Duciomar Costa (PTB-PA) disse nesta quinta-feira (8) que é preciso ampliar o debate sobre a reforma da Previdência e incluir também a previdência rural. Ele relatou que tomou a iniciativa de realizar um debate sobre a reforma da Previdência no Pará, e o representante do ministério convidado ao encontro informou que o déficit em 2002 foi de R$ 17 bilhões, sendo que, desse total, R$ 14,5 bilhões foram da previdência rural. Duciomar Costa disse ter constatado que o tema da reforma da Previdência desperta grande interesse e defendeu que a reforma tributária também seja amplamente discutida com a sociedade.

Para Duciomar, a política agrária federal é totalmente equivocada, pois provoca o êxodo rural e empobrece os municípios do interior que, por sua vez, deixam de contribuir para a previdência rural. -Essa política trata o homem do campo como indigente-, afirmou, defendendo a reforma agrária como forma de tratar o camponês como cidadão.

Em relação à reforma tributária, o senador considerou que a política adotada está impondo a pobreza à Amazônia, mas ficou empolgado com a fala do presidente da República na entrega das propostas de reformas ao Congresso, quando reconheceu a independência dos parlamentares para apresentar emendas. Ele disse acreditar que a reforma tributária poderá estabelecer uma política justa para a região e registrou o encontro, nesta quinta-feira (8), entre o governador do Pará, Simão Jatene, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e o presidente Lula. -Já estão buscando uma solução para a injustiça fiscal com o Norte. Todos nós queremos que o presidente acerte-, acrescentou.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) homenageou a correção do governador paraense na condução da política fiscal e disse que ele está à altura do desafio de realizar um grande governo. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou ter acompanhado de perto a luta do ex-governador Almir Gabriel para transformar o Pará. -Tenho a certeza de que nessa reforma tributária esse estado de injustiça será transformado em justiça social-, declarou.



08/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Duciomar protesta contra mudança em lei de desapropriação rural

Duciomar quer aproveitamento de disciplinas já cursadas

Duciomar quer 1% do ICMS para os trabalhadores

Duciomar quer informações sobre gasoduto

Duciomar quer a criação de Escola Penitenciária Nacional

Duciomar quer resolver problema da federalização de terras