DUTRA: PT VOTARÁ CONTRA REGIME ESPECIAL PARA MILITARES



No terceiro dia de discussão da proposta de emenda constitucional que institui regime especial de direitos, deveres e prerrogativas para os militares, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) anunciou hoje (dia 9) que seu partido votará contra a medida. Trata-se, segundo disse, de evitar a "ressurreição" de privilégios que já foram rejeitados pelo plenário do Senado por ocasião da votação da emenda constitucional que trata da reforma previdenciária.

O senador argumentou que, após a maioria governista ter atribuído à Constituição a origem de todos os males que afligem o país, surgiu uma verdadeira avalanche de emendas constitucionais e "o Congresso Nacional tem sido provocado a tomar decisões conflitantes", pois muitas das emendas estão interligadas e tratam de matéria assemelhada.

No caso do regime especial para os militares, José Eduardo Dutra salientou que, na reforma previdenciária aprovada pelo Senado e atualmente em tramitação na Câmara, os senadores tomaram "a decisão histórica" de rejeitar privilégios na aposentadoria dos magistrados, militares e parlamentares. Por outro lado, ao aprovar a reforma administrativa, a Câmara "ressuscitou" a aposentadoria especial para magistrados e membros do Tribunal de Contas da União (TCU) e, no Senado, o relator da matéria, senador Romero Jucá (PFL-RR), apresentou parecer favorável ao texto aprovado na Câmara, acrescentou.

- Se os privilégios dos militares vão ser ressuscitados pela emenda em discussão e se os privilégios dos magistrados foram resgatados pela reforma administrativa, está aberto o caminho para a retomada dos privilégios dos parlamentares - alertou.



09/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY LÊ VOTO DE DUTRA SOBRE REGIME ESPECIAL PARA MILITARES

SENADO APROVA REGIME ESPECIAL PARA MILITARES

APROVADA EMENDA QUE PREVÊ REGIME ESPECIAL PARA MILITARES

PROMULGADA A EMENDA SOBRE O REGIME ESPECIAL DOS MILITARES

APROVADO NOVO REGIME DE GESTÃO PARA ORGANIZAÇÕES MILITARES

PLENÁRIO VOLTA A DISCUTIR NA QUARTA REGIME PARA MILITARES