Eduardo elogiou conduta da PF no caso do piloto americano
O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) elogiou a postura das autoridades brasileiras no episódio causado pela atitude do piloto da American Airlines, Dale Robbin Hersh, que na semana passada, desacatou os policiais ao ser submetido a identificação no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Embora tenha considerada acertada a decisão da PF de dar ordem de prisão ao piloto e cobrar multa de R$ 36 mil da empresa aérea, o parlamentar pelo Tocantins pediu "bom senso e moderação" no processo de fichamento dos turistas norte-americanos que chegam ao país.
- A conduta da Polícia Federal nesse episódio me fez sentir orgulho de ser brasileiro - confessou. Ao mesmo tempo em que torce para que o caso sirva de exemplo para futuros cidadãos norte-americanos identificados na chegada ao Brasil, Eduardo apelou ao governo brasileiro no sentido de adotar uma política de registro que não "afugente" os visitantes ou traga prejuízos ao turismo. E pleiteou ainda o aperfeiçoamento do processo de emissão de passaportes pela PF, bastante vulnerável a falsificações.
Os senadores Sibá Machado (PT-AC) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) também interpretaram o episódio como uma demonstração de soberania do governo brasileiro. "Trata-se de um gesto de autonomia", comentou Sibá, observando que, como o país não tem história de atentados terroristas, os Estados Unidos não precisariam temer por sua segurança e, assim, poderiam dispensar a exigência de identificação dos brasileiros que chegam ao país.
Eduardo Azeredo pediu cautela e bom senso no processo de registro dos norte-americanos que ingressam no Brasil. "É preciso que tenhamos nossa autonomia preservada, mas as providências de identificação não podem ser feitas de maneira improvisada nem por pirraça", advertiu. Já o senador Romeu Tuma (PFL-SP) defendeu um maior cuidado do país na emissão dos passaportes para combater sua falsificação.
19/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Conduta do governo no caso dos turistas americanos é aplaudida pelos membros da CRE
CASO ESTEVÃO: JEFFERSON APONTA DESVIOS ÉTICOS E CONDUTA INCOMPATÍVEL
Sarney saúda desfecho de caso envolvendo jornalista americano
Alvaro Dias elogiou subsídio para casa própria
CFC arquiva requerimento do caso Eduardo Jorge
ACM DIZ QUE PRESSÃO POR CPI NO CASO EDUARDO JORGE É DEMAGOGIA