EMENDA QUE TRATA DA EDIÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS SERÁ VOTADA EM SEGUNDO TURNO
A proposta veda a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo. Também relaciona matérias que não poderão ser objeto de medida provisória, como o seqüestro de bens, de poupança popular ou de qualquer ativo financeiro, questões sobre nacionalidade, cidadania, direitos políticos e partidos políticos e direitos eleitoral, penal e processual.
Terça-feira (dia 30), o plenário discute, em turno suplementar, substitutivo do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) a projeto do senador Luiz Estevão (PMDB-DF) que disciplina as transferências de recursos da União para o Distrito Federal. No último dia 10, o Senado deliberou que os recursos vinculados ao custeio de determinados serviços serão computados uma única vez, não podendo ser também somados como gastos do governo local. Na ocasião, o senador Luiz Estevão (PMDB-DF) observou que a medida propiciará um formato corrreto às folhas de pagamento de pessoal do Distrito Federal.
Também terça-feira, os senadores votam em primeiro turno proposta de emenda constitucional do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que assegura aos remanescentes dos quilombos o direito de propriedade sobre as terras que ocupam, garantindo a preservação de suas comunidades. O parlamentar alega que, embora a maioria dessas terrras localize-se em sítios remotos, a expansão da fronteira agrícola levou até elas os conflitos fundiários. Em conseqüência, os quilombos correm o risco de perder seus territórios e de verem desagregadas suas comunidades.
25/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
EMENDA QUE TRATA DA EDIÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS SERÁ VOTADA EM SEGUNDO TURNO
EMENDA QUE ASSEGURA RECURSOS PARA A SAÚDE SERÁ VOTADA EM SEGUNDO TURNO
Senado debate emenda constitucional que restringe edição de medidas provisórias
Senado vota definitivamente emenda que restringe edição de medidas provisórias
Ipea divulga na quarta (3) estudo sobre impacto da emenda 32 na edição de medidas provisórias
CPMF SERÁ VOTADA NA TERÇA-FEIRA EM SEGUNDO TURNO