Emilia alerta para dificuldades de agricultores do Sul



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) chamou a atenção dos governos estaduais e federal para os graves problemas enfrentados pelos agricultores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, em decorrência da forte estiagem (de mais de 180 dias) que afetou a Região Sul no verão deste ano. Ela também fez um apelo para que o presidente Fernando Henrique Cardoso abra um canal de negociação a fim de conhecer a pauta de reivindicações dos agricultores.

Emilia citou os recentes conflitos entre os produtores e a polícia, dos quais resultou a prisão de vários agricultores que protestavam contra a situação com o fechamento de pontes e estradas locais. Ela disse que está apreensiva porque, além dos produtores, os familiares estão desesperados com a tensão dos conflitos e com a falta de apoio das autoridades. Na opinião da representante do PT gaúcho, os fatos demonstram o abandono dos pequenos agricultores e a omissão do governo, "que não oferece uma política para o setor".

A senadora informou que são 6,7 milhões de pequenos e médios produtores rurais responsáveis pela maior parte da produção agropecuária do Sul. Ela contou que esses produtores representam 30,2% da população da região e que 80% dos municípios sulistas têm na agricultura e na pecuária a principal atividade econômica.

- Que país é este em que os sem-terra pedem um pedaço de terra e os agricultores ficam jogados à própria sorte, quando poderiam estar produzindo alimentos para toda a população brasileira ?- indagou Emilia.

A senadora afirmou ainda que esse tipo de situação serve para confirmar a posição de seu partido contra a entrada do Brasil no acordo de formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Ela observou que, recentemente, os Estados Unidos da América aprovaram verbas de incentivo aos agricultores, a título de subsídio, da ordem de US$ 190 bilhões.

- Como então querer que o Brasil participe da Alca com nossos agricultores tão fragilizados, enquanto os dos países desenvolvidos recebem todo o tipo de apoio? Competir nessas condições? - questionou Emilia, que recebeu aparte do senador Moreira Mendes (PFL-RO), para quem a possível participação do Brasil na Alca tem que ser encarada com muita responsabilidade.



09/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANTERO ALERTA PARA DIFICULDADES DE AGRICULTORES DE ARROZ

Emilia destaca avanços e dificuldades da população negra

MAGUITO ALERTA PARA DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PREFEITURAS

Augusto Botelho alerta para as dificuldades da falta de crédito

Senadora alerta para dificuldades de setor produtivo do leite

Cidinho Santos alerta para dificuldades financeiras dos municípios