Emilia Fernandes critica agências reguladoras



-No próximo governo, as agências reguladoras precisam ter como meta a defesa dos interesses dos consumidores e não apenas o favorecimento das operadoras-. A afirmação é da senadora Emilia Fernandes (PT-RS), para quem, além de permitir aumentos indiscriminados nas tarifas públicas, as agências endurecem a legislação para punir os consumidores inadimplentes, mas não agem da mesma forma para punir as controladoras das empresas privatizadas, que praticam preços abusivos.

A senadora considerou um absurdo que a Universidade Federal do Rio de Janeiro tenha sofrido corte de energia por inadimplência. Ela disse que, em decorrência desse corte, vidas foram postas em risco, tanto as dos pacientes dos hospitais da UFRJ, quando as das pessoas que ficaram presas nos elevadores.

- Este episódio é vergonhoso - afirmou a parlamentar.

Ao privatizar as companhias distribuidoras, disse Emilia Fernandes, o governo de Fernando Henrique Cardoso deu início ao processo de encarecimento da energia elétrica no Brasil. E mais: ao usar a privatização para fazer caixa e garantir remuneração que incentivasse novos investimentos, a União -salgou- as contas de luz.

- Na verdade, salgou as contas de luz cobradas do cidadão comum. As empresas que ganharam de presente as distribuidoras energéticas, das mãos do governo brasileiro, só têm o que comemorar.

Emilia Fernandes disse também que o governo -entregou de bandeja- aos novos controladores R$ 2,4 bilhões para repor as perdas que tiveram com o racionamento de energia no ano passado. Ela afirmou que setores produtivos da sociedade, que enfrentam dificuldades para alavancar a economia, foram fortemente atingidos por esse esquema.

- Mas a ganância dos exploradores de tão estratégico e lucrativo setor parece não ter fim - lastimou Emilia Fernandes.



08/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA FERNANDES CRITICA INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NA CONVENÇÃO DO PMDB

Abdo critica contratos de gestão para agências reguladoras

José Jorge critica ingerência do governo nas agências reguladoras

Delcídio critica guerra aberta contra agências reguladoras

Alvaro Dias critica contingenciamento de recursos das agências reguladoras

Emília Fernandes critica Ministério da Educação e lamenta mau desempenho de alunos brasileiros