Estados reduzem ICMS e preço da gasolina cairá mais



Estados reduzem ICMS e preço da gasolina cairá mais

Todos os secretários estaduais da Fazenda concordaram ontem em reduzir a base de cálculo do ICMS sobre a gasolina. Se as distribuidoras de combustível e os postos não tentarem aumentar a margem de lucro, a redução deverá chegar às bombas, em taxa estimada entre 10% e 13%. Segunda-feira, integrantes do Governo reúnem-se com representantes de distribuidoras e de postos para tratar desse assunto.

Nas bombas, a gasolina estava ontem em média 9,03% mais barata do que em dezembro, segundo o levantamento diário da Agência Nacional do Petróleo - o presidente Fernando Henrique Cardoso havia anunciado redução de 20%. (pág. 1 e B5)


  • No primeiro dia de câmbio flutuante na Argentina após mais de dez anos, o peso caiu 39% e fechou a 1,65 por dólar. O volume negociado foi muito pequeno, por causa das restrições aos saques bancários. O presidente Eduardo Duhalde tem apenas 20% de imagem positiva. Ontem de madrugada, milhares de pessoas foram às ruas em várias cidades, batendo panelas e pedindo sua renúncia. (pág. 1, B1, B3 e B4)


  • A inflação superou as expectativas e fechou 2001 em 7,67%, segundo o IPCA. O índice está acima dos 4% (com variação de 2% para cima ou para baixo) estipulados inicialmente, mas próximo da última meta fixada com o FMI, de 7,8%. (pág. 1 e B7)


  • O presidente do Federal Reserve (o BC americano), Alan Greenspan, disse que a economia dos EUA ainda enfrenta "riscos significativos" a curto prazo, apesar dos sinais positivos. Ele alerta que a melhora nos últimos indicadores pode ser temporária. (pág. 1 e B12)


  • A Ford anunciou ontem que vai fechar nos próximos anos 5 fábricas a demitir 35 mil funcionários, cerca de 10% do seu efetivo. Nos EUA, Canadá e México, ocorrerão 22 mil cortes. Na América do Sul (Brasil, Argentina e Venezuela), serão 1.600 demissões. (pág. 1 e B12)


  • O presidente FHC sancionou ontem o projeto da nova Lei Antidrogas, com vetos a 35 dos 59 artigos aprovados pelo Congresso. A lei entrará em vigor em 45 dias. O elevado número de vetos obrigou o Governo a manter em vigor a atual Lei de Entorpecentes. (pág. 1 e C3)



    EDITORIAL

    "Duhalde passa no primeiro teste" - Ao presidente argentino resta resistir às pressões e organizar a casa o mais depressa possível, para então com um programa consistente, buscar apoio externo. (pág. 1 e A3)


    Topo da página



    01/12/2002


    Artigos Relacionados


    ICMS impede queda no preço da gasolina,avalia Bernardo

    ICMS impede queda no preço da gasolina,avalia Bernardo

    Foscarini aponta ilegalidade do ICMs cobrado sobre o preço da gasolina

    Reunião conclui que queda do preço da gasolina depende de redução do ICMS

    Berfran constata que ICMS impede queda no preço da gasolina em Porto Alegre

    Acordo pode reduzir ainda mais o preço da gasolina