PROJETO DE TEBET PREVÊ USO DO FGTS PARA PAGAR MENSALIDADE ESCOLAR



O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço poderá custear despesas com educação, segundo projeto de lei apresentado pelo senador Ramez Tebet (PMDB-MS) que prevê o saque destes recursos para o pagamento de mensalidades escolares do titular da conta, cônjuge ou filhos, matriculados em instituição privada de nível médio ou superior.

Segundo Tebet, a projeto procura corrigir a distorção expressa no acesso dos filhos de famílias mais abastadas às universidades públicas, ao passo que os estudantes carentes se vêem obrigados a arcar com os custos do ensino pago.

- As classes mais privilegiadas, pelas condições que possuem de manter seus filhos nas melhores escolas e cursinhos, conseguem garantir o acesso às universidades públicas. Enquanto isso, os filhos dos trabalhadores são obrigados a estudar em escolas de nível médio públicas, a maioria transmitindo um ensino de péssima qualidade, e como conseqüência ficam fora das melhores instituições de ensino. Queremos, com o projeto, diminuir uma das características mais perversas do nosso sistema educacional que exclui o trabalhador da participação nos resultados do desenvolvimento nacional - justificou o senador.

O projeto segue para apreciação na Comissão de Assuntos Sociais, onde será analisada em caráter terminativo.

02/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


FGTS PODERÁ SER USADO PARA PAGAMENTO DE MENSALIDADE ESCOLAR

FGTS poderá ser usado para pagar mensalidade do trabalhador e de seus dependentes em faculdades

CAS decide sobre uso de FGTS para pagar anuidade escolar

TEBET PROPÕE USO DO FGTS PARA PAGAMENTO DE ANUIDADE ESCOLAR

TEBET PROPÕE USO DO FGTS PARA PAGAMENTO DE ANUIDADE ESCOLAR

Estudantes poderão pagar 100% da mensalidade com Fies