FLAVIANO MELO É CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO BANACRE



O senador Flaviano Melo (PMDB-AC) advertiu hoje (dia 28) que a liquidação do Banco do Acre (Banacre) colocará seu estado sob o risco de voltar a viver economicamente na base do escambo. Ele pediu que a Caixa Econômica Federal examine a proposta de comprar a carteira imobiliária daquela estatal, a fim de que o Banacre possa prosseguir com seu plano de saneamento.

- A importância da instituição é tão grande para o estado que, para exemplificar, o Banacre atende a cerca de 20 mil beneficiários aposentados do serviço público e da iniciativa privada, prestando também 200 mil atendimentos à população, por meio do recebimento de tributos e outros serviços.

Ele informou que é pelo Banacre que 42 mil servidores do estado e dos municípios recebem seus salários. E acrescentou que o banco fomenta o desenvolvimento do estado, gerando emprego e renda para a sociedade acreana, além de prestar assistência de crédito bancário a pessoas físicas e jurídicas.

Lembrando que a instituição é o único banco no Acre com agências ou postos de atendimento em todos os municípios, Flaviano disse que a eventual privatização do Banacre resultaria em sério problema social. "Não acredito que bancos privados queiram manter agências deficitárias apenas para cumprir um papel social", afirmou o senador, explicando que essa situação inviabilizaria até mesmo o pagamento de funcionários municipais.

Ele reconheceu que o Banacre vem trabalhando abaixo dos parâmetros exigidos pelo sistema financeiro, mas disse que a instituição precisa de apenas R$ 60 milhões para ser saneada. Conforme Flaviano Melo, a estratégia elaborada pela diretoria do banco prevê a possibilidade de o governo acreano ficar com o controle do banco. "E é em função da notória especialização da Caixa Econômica que a diretoria do Banacre reivindica que esta fique com sua carteira imobiliária", concluiu.



28/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


FLAVIANO: BB NÃO CONSEGUE ATENDER CORRENTISTAS DO BANACRE

FLAVIANO MELO PEDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS

FLAVIANO MELO PEDE RECURSOS PARA O ACRE

FLAVIANO MELO TEME AGRAVAMENTO DA SITUAÇÃO DE BRASILEIROS NA BOLÍVIA

NABOR DEFENDE EX-SENADOR FLAVIANO MELO, CITADO NO RELATÓRIO DA CPI DO NARCOTRÁFICO

FLAVIANO MELO QUER DEVOLUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS USADAS DE CELULAR