Flexa Ribeiro defende manutenção da alíquota de ICMS para o Pará
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) pediu aos colegas senadores nesta quinta-feira (25) que aprovem emenda de sua autoria ao substitutivo do Projeto de Resolução do Senado 01/2013, que unifica as alíquotas de ICMS nas relações interestaduais. O substitutivo foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos esta semana e as emendas que foram destacadas serão votadas na próxima terça-feira (30).
Em pronunciamento em Plenário, Flexa Ribeiro lembrou que o projeto unificará as alíquotas de ICMS gradualmente até chegar ao índice de 4%. As exceções ficaram por conta de produtos originários dos estados do Norte e do Nordeste, que terão alíquota de 7%, e da Zona Franca de Manaus e áreas de livre comércio da Região Norte, que terão mantida a alíquota de 12%.
A emenda de autoria do senador propõe ampliar a manutenção da alíquota de ICMS em 12% também para as relações comerciais entre os estados da Região Norte. O ICMS seria de 4%, como prevê o projeto, nas relações entre o Norte e os demais estados da federação.
Flexa Ribeiro explicou que, ao manter a alíquota de 12% apenas para a ZFM e áreas de livre comércio, o governo deixa o Pará de fora, já que não se enquadra em nenhum dos dois casos. Assim, a medida estaria intensificando a desigualdade já existente entre o Pará e o restante do país.
- Não há mais como o estado do Pará ser tratado como o patinho feio da região amazônica, como o patinho feio da federação – protestou o senador, alertando que o estado será seriamente prejudicado com as mudanças de alíquota.
25/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Em Brasília, Alckmin defende alíquota única de 4% para o ICMS
Vanessa Grazziotin pede manutenção da alíquota de ICMS da Zona Franca de Manaus
Flexa Ribeiro faz apelo por manutenção de escritórios da Anac nos estados
Flexa Ribeiro defende incentivos fiscais para empresas do Pará
Flexa Ribeiro defende mais recursos para o Pará em balanço de sua atuação em 2011
Flexa Ribeiro defende novas normas para reajustar aposentadorias