HARTUNG QUER AGILIZAR VOTAÇÃO DO FUNDO DAS TELECOMUNICAÇÕES



O senador Paulo Hartung (PPS-ES) conclamou o Senado a concluir, com celeridade, a votação do projeto que cria o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Ele ressaltou que, enquanto isso não acontece, recursos anuais entre R$ 750 milhões e R$ 900 milhões, correspondentes a 1% da receita operacional bruta das prestadoras de serviços, que deveriam ir para projetos de cunho social, "estão engordando os já fantásticos lucros das empresas de telecomunicações, agora privatizadas".
Hartung lembrou que a Comissão de Infra-Estrutura já aprovou o parecer do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), e assim que a Comissão de Assuntos Econômicos votar o parecer do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) o projeto estará pronto para ir a plenário. Ele afirmou que esses recursos poderão reduzir as desigualdades sociais, garantindo os serviços básicos de telecomunicações em comunidades carentes hoje isoladas.
O senador argumentou que a universalização dos serviços de telecomunicações é fundamental para o Brasil uma vez que a comunicação, sobretudo através da Internet, cumpre um papel decisivo para o crescimento e a integração da economia mundial.
- Seria ingenuidade acreditar que empresas comerciais planejem levar os serviços de telefonia a comunidades carentes, graciosamente. Essa função caberá ao Estado e o instrumento para isso é o Fust - afirmou Paulo Hartung.
Em aparte, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) relatou que a companhia telefônica de Rondônia, já privatizada, está fechando postos de serviço e instalando telefones públicos em seu lugar. "É preciso alertar a Anatel para o absurdo dessa política", disse o senador.
Também em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou que a boa utilização dos recursos do Fust é o caminho certo para levar a comunicação até as pequenas localidades, como forma de diminuir as desigualdades sociais.

17/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mestrinho quer agilizar votação de relatórios do TCU sobre obras irregulares

Marconi Perillo quer agilizar votação de regulamentação da Lei de Responsabilidade Fiscal

Jucá quer agilizar votação de projeto contra sonegação em venda de combustíveis

Hartung quer que Câmara apresse votação de projeto sobre uso de terrenos de marinha

CAE ANALISA FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES

CAE VOTARÁ CRIAÇÃO DO FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES