Heloísa critica solução para coligações



Além de lamentar a decisão recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a questão das coligações partidárias para as eleições de outubro, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) criticou, nesta quinta-feira (28), a postura do Congresso que, segundo ela, está articulando, de forma apressada, uma solução que considera casuística.

- O Congresso está utilizando do mesmo casuísmo do TSE, que teve todo o segundo semestre para responder à consulta sobre o assunto e decidiu isso agora, às vésperas das eleições. Da mesma maneira, um assunto que estava causando alvoroço no Legislativo, em função da insatisfação dos parlamentares em verem as regras mudarem no meio do jogo, agora está sendo atenuado. É uma situação vexatória e que demonstra que para tudo existe um jeitinho.

A senadora lembrou que a resolução do TSE prevê a verticalidade das coligações, ou seja, as coligações dos partidos realizadas para fins de concorrência à presidência da República devem ser seguidas pelos estados. A solução que será dada pelo Congresso, sob a forma de uma emenda constitucional, continuou ela, consistirá em acatar a resolução do tribunal, permitindo, no entanto, que possam ser feitas coligações na informalidade.

- Aquilo que poderia ser uma peça preciosa para aprimorar a democracia representativa de nosso país se constituirá em uma solução casuística. Não haverá nenhuma coerência programática e iremos fundar, na verdade, com estas decisões, um verdadeiro laranjal, um camelódromo eleitoral - protestou Heloísa Helena.



28/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa quer solução para dívidas dos produtores do semi-árido

Tebet critica decisão do TSE sobre coligações

Patrocínio critica proposta sobre coligações

José Maranhão critica a verticalização das coligações

Dutra pede reunião de líderes sobre emenda das coligações e critica decisão do TSE

JADER CRITICA SOLUÇÃO DO STF PARA SALÁRIO DE JUÍZES