Heloísa discorda de antecipação da maioridade penal



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) manifestou neste domingo (7) sua opinião contrária à redução da maioridade penal. Ela lembrou que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o menor que comete crime hediondo é privado de sua liberdade até os 21 anos em centros de recuperação. -O problema é que esses centros não recuperam e são experiências terríveis-, afirmou.

Para Heloísa Helena, em vez de defender a redução da maioridade, é preciso discutir quais são os mecanismos de recuperação que precisam ser adotados. A senadora disse que muitos dos -filhos das classes privilegiadas- cometem crimes sem temor de punições, porque contam com os bons advogados que suas famílias vão contratar. Por outro lado, assinalou, a antecipação da maioridade não leva medo aos -filhos da pobreza- porque estes já vivem em permanente situação de risco.

Heloísa Helena ainda registrou que não está comparecendo às sessões extraordinárias para ajudar a tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 77/2003, a chamada PEC paralela. -Estou cumprindo minha obrigação parlamentar e até em solidariedade aos servidores da Casa, que também estão aqui trabalhando-, afirmou.



07/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy discorda de redução da maioridade penal

CCJ vai debater antecipação da maioridade penal

Eurípedes é contra antecipação da maioridade penal

Magno Malta defende antecipação da maioridade penal

Capiberibe se manifesta contra antecipação da maioridade penal

Heloísa Helena discorda de Sarney e recorre à CCJ