Heráclito Fortes pede que discurso de desembargador entre nos Anais no Senado
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) solicitou a transcrição nos Anais do Senado do discurso proferido pelo desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar durante a abertura do ano judiciário de 2003, no Tribunal de Justiça do Piauí. Ele acredita que as palavras do desembargador representam uma efetiva contribuição para a compreensão dos problemas que hoje afetam o sistema judiciário e os setores diversos da vida brasileira.
Citando as palavras de Alencar, o parlamentar disse ser errado apontar o Judiciário como responsável por boa parte das mazelas do cotidiano brasileiro e que o esforço de todos os setores representativos da sociedade são importantes para corrigir suas imperfeições.
O desembargador, acrescentou Heráclito, "desvenda o panorama do Judiciário brasileiro", demonstrando que as imperfeições do sistema não são de sua exclusiva responsabilidade, devendo essa ser compartilhada com o Poder Legislativo - que vem postergando as deliberações sobre a propalada reforma do Poder Judiciário - e com o Executivo - freqüentemente responsável pela protelação ou descumprimento das decisões judiciais.
- O ilustre conterrâneo não ataca gratuitamente os demais poderes, mas, antes, esclarece que o Poder Judiciário, embora autônomo, é interdependente em relação aos demais, inferindo-se, daí, que os três segmentos do poder público devem evoluir de forma sincronizada e constante - disse o senador.
28/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma pede o registro nos Anais do discurso de Tebet na Conferência Parlamentar das Américas
Heráclito Fortes pede fim do "orçamento viciado"
Heráclito Fortes pede "crédito de confiança"
Heráclito Fortes pede apuração de denúncias sobre adulteração do Siafi
Heráclito Fortes pede que votação da distribuição dos 'royalties' não seja adiada
Heráclito Fortes pede socorro para conservação da Serra da Capivara