ICMS: Projeto é nefasto, segundo Bernardo de Souza



"As taxas criadas, mantidas ou aumentadas pelo substituto ao projeto do ICMS são de estarrecer e não modificam o fato de que a proposta é nefasta e onera decisivamente a atividade econômica do Rio Grande". A constatação foi feita pelo líder da bancada do PPS, deputado Bernardo de Souza, ao comentar na tribuna, durante a sessão extraordinária de hoje (12/12), as modificações pretendidas pelo governo no texto do projeto que cria o Programa de Incentivo ao Crescimento (PIC), o PL 313/01.

Segundo o parlamentar socialista, a mensagem retificativa vai além da mera incorporação, ao projeto, das cobranças feitas pela bancada do PPS, com relação à definição dos benefícios fiscais via decreto. Em seu pronunciamento, questionou o líder do Governo, deputado Ivar Pavan (PT), sobre o significado da troca da palavra "cerveja" por "bebidas", presente na nova versão do PIC. "Gostaríamos de saber o por quê da substituição dos termos", indagou.

Outro aspecto destacado pelo deputado diz respeito à produção e à industrialização de leite. "Será que os produtores de leite foram informados que há uma taxa para cada lote de cem litros do produto entregue à indústria?", perguntou. O setor de abate de suínos também é atingido pelo projeto, assim como as indústrias de auto-peças e a moveleira.

METADE SUL - O argumento de que o PIC favorece os setores produtivos da Metade Sul, segundo Bernardo de Souza, é questionável diante da criação de taxa incidente sobre a indústria conserveira. Conforme o parlamentar, o projeto tributa os conserveiros com uma taxa de R$ 2,27 por cada lote de cem latas. "Diante disto, quero ver as lideranças da região pedirem meu apoio à aprovação deste projeto", afirmou.

O líder da bancada do PPS fez questão de comentar as informações veiculadas na imprensa gaúcha de que as bancadas de oposição obstruíram, na sessão de terça-feira, a votação do requerimento para inclusão do PL 313/01 na Ordem do Dia. "Não houve requerimento", declarou, assegurando que a bancada não impediu a votação dos projetos do governo, apreciados na oportunidade.

12/12/2001


Artigos Relacionados


Al promulga projeto de Bernardo de Souza

Bernardo de Souza apresenta emenda ao projeto do Judiciário

Emendas de Bernardo de Souza ao projeto dos transgênicos são aprovadas

Aprovadas emendas de Bernardo de Souza ao projeto do fundo da cultura

Aprovadas emendas de Bernardo de Souza a projeto que modifica tarifas dos pedágios

NOTA/Bernardo do Souza