JADER BARBALHO QUER OUVIR MARTUS TAVARES SOBRE CORTES NO ORÇAMENTO



O senador Jader Barbalho (PA), líder do PMDB, enviou requerimento nesta quarta-feira (dia 24) ao presidente da Comissão Mista de Planos e Orçamentos Públicos e Fiscalização, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), solicitando, em caráter de urgência, que seja convocado o ministro do Planejamento, Martus Tavares, para prestar esclarecimentos sobre os cortes efetuados pelo Executivo no Orçamento de 2000.
Segundo Jader Barbalho, é preciso esclarecer os critérios usados para a elaboração dos cortes, que acabaram por "inviabilizar projetos estratégicos" para o desenvolvimento regional, sobretudo na Região Norte. O senador citou, como exemplo, as dotações de recursos para rodovias, como a Transamazônica e Santarém/Cuiabá, e hidrovias, como Araguaia/Tocantins, no Pará.
Jader disse que há dois anos o presidente Fernando Henrique, em visita ao estado, prometeu utilizar verbas de contingência da Presidência da República para a recuperação da Transamazônica, mas até hoje não foi liberado um centavo sequer.
- O Orçamento da União, a peça principal da administração pública e de responsabilidade e participação do Congresso Nacional, virou uma peça de ficção - frisou.
Gilberto Mestinho, informou que a Comissão Mista de Orçamento já aprovou requerimento para a convocação de Martus Tavares. A audiência deverá acontecer na próxima semana.

24/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Martus Tavares: governo não descumpriu LRF ao efetuar cortes no orçamento

Martus Tavares explica nesta quarta ao Congresso cortes no orçamento

COMISSÃO DE ORÇAMENTO DEVE OUVIR MALAN E MARTUS TAVARES

Comissão de Orçamento questiona Martus Tavares sobre orçamento 2002

MARTUS TAVARES DIZ QUE CORTES SÃO NECESSÁRIOS AO EQUILÍBRIO FISCAL

COMISSÃO DE ORÇAMENTO VAI CONVOCAR MARTUS TAVARES