Jefferson avalia decisão sobre reajuste de combustíveis como "surreal"
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) tachou de "surreal" a decisão do governo de conceder aumento para o óleo diesel e, ao mesmo tempo, preservar os preços da gasolina, "consumida pela classe média que tem carro". E ponderou que, em pouco tempo, o reajuste do diesel vai ser repassado aos consumidores, especialmente aos mais pobres, inclusive sob a forma de aumento no preço das passagens de ônibus.
Na opinião do senador, o reajuste dos combustíveis era necessário, pois seus preços estavam congelados desde 2005. Entretanto, a decisão de amortecer o reajuste da gasolina pela redução de imposto foi considerada por Jefferson como "imatura".
O parlamentar observou que a decisão foi tomada ao mesmo tempo em que o Brasil foi elevado à condição de país de baixo risco para investidores estrangeiros. Tudo isso graças, na sua avaliação, à política monetária do Banco Central, criticada pelo Partido dos Trabalhadores.
- O presidente, que contrariou até economistas de seu partido, adotou uma política econômica responsável e colhe os frutos de sua decisão. No entanto, a decisão sobre os combustíveis foi, no mínimo, surreal - assinalou.
Jefferson Péres criticou a Petrobras, cuja estrutura de custos "é uma verdadeira caixa preta", e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter dirigido uma reunião no Planalto para decidir os preços dos combustíveis.
- Só no Brasil o presidente cuida dessas coisas. Isso deveria ser competência normal da Petrobras e da agência reguladora da área [Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] - opinou.
Ao final, ainda ironizou:
-Eu sou classe média e até agradeço, como dono de automóvel, que o reajuste não chegue à gasolina do meu carro - ressaltou.
06/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Péres classifica como inquietante decisão do STF sobre contribuição de aposentados
Alckmin avalia decisão do Supremo como vitória histórica de respeito à Lei
Vieira anuncia publicação da decisão do STF sobre reajuste ao funcionalismo
JEFFERSON PÉRES ELOGIA DECISÃO DA CCJ SOBRE CPI DOS PRECATÓRIOS
Paim elogia decisão da Câmara sobre reajuste para aposentados
Decisão do STF sobre reajuste ao funcionalismo será publicada sexta-feira