JONAS PEDE APRECIAÇÃO RÁPIDA DE PROJETO SOBRE COOPERATIVISMO



O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) pediu hoje (dia 25) o apoio dos demais senadores para que possa ser aprovado logo o projeto que dispõe sobre as sociedades cooperativas. Conforme informou, a proposição está sendo analisada pelo senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Jonas Pinheiro, ao destacar as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado ontem (dia 24), disse que o Brasil conta, atualmente, com 4.342 cooperativas, que agrupam 4 milhões de cooperados e contratam 151 mil empregados.

Em 1996, segundo garantiu, o setor exportoumais de US$ 1 bilhão, sendo que no caso da soja, 102 cooperativas, envolvendo 288 mil associados e empregando 52 mil pessoas, responderam por um terço do volume comercializado no país.

Jonas Pinheiro destacou solenidade realizada ontem (dia 24) na Câmara dos Deputados onde, na presença do ministro da Agricultura, parlamentares e lideranças do movimento cooperativista do país, foram lançados, pelo presidente da empresa brasileira de Correios e Telégrafos, carimbo e cartão postal referentes ao Dia Internacional do Cooperativismo.

Em aparte, o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) apoiou o discurso de Jonas Pinheiro, assinalando que, a seu ver, as cooperativas podem viabilizar as atividades dos pequenos e médios produtores rurais, a exemplo do que ocorreu na região norte da Itália.

O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) disse que é preciso incrementar o cooperativismo no país porque esse setor ainda não atingiu, por vários fatores, o desenvolvimento esperado. Alcântara elogiou a dedicação de Jonas Pinheiro às questões agropecuárias.



25/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JONAS PINHEIRO APONTA DISTORÇÕES NA LEGISLAÇÃO SOBRE COOPERATIVISMO

Osmar Dias pede votação de seu projeto sobre cooperativismo

JONAS PEDE URGÊNCIA NA VOTAÇÃO DE PROJETO SOBRE RECURSOS GENÉTICOS

Taques pede votação rápida de projeto sobre desaparecimento forçado de pessoas

Mauro Miranda pede tramitação rápida do projeto sobre resíduos sólidos

JONAS PINHEIRO DESTACA COOPERATIVISMO AGRÍCOLA