José Jorge protesta contra mudanças nas agências reguladoras



O senador José Jorge (PFL-PE) protestou nesta quarta-feira (15) contra os anteprojetos elaborados pelo governo para modificar a organização e as competências das agências reguladoras. Segundo ele, os anteprojetos não representam propostas sólidas, mas simples reflexos de uma administração cujos -integrantes parecem ébrios com o poder, tomando decisões erráticas, sem saber o que fazer-.

Exemplo da precariedade das propostas estaria no fato de, segundo José Jorge, elas não tratarem de uma política de recursos humanos para as agências, o que ele considera necessário e urgente. Para ele, o problema crucial das agências está nas contratações temporárias de seus quadros e na sua crônica insuficiência de pessoal, face a restrições orçamentárias.

- Como estão, os anteprojetos trazem mais retrocessos do que aperfeiçoamentos - disse.

Segundo o senador, um dos anteprojetos estabelece que as agências sejam subordinadas aos respectivos ministérios, usurpando um poder que hoje pertence ao Congresso Nacional. A iniciativa, analisou, revela insegurança quanto à falta de controle direto dos setores de infra-estrutura, bem como uma grave tendência ao centralismo e um desconforto quanto ao que escapa da política e passa à alçada da sociedade civil.

José Jorge lembrou que os anteprojetos estão em fase de consulta à sociedade, para a apresentação de sugestões, mas afirmou que o prazo de uma semana, prorrogado por mais duas, é exíguo demais. Essa iniciativa, na opinião do senador, é um exemplo claro do -caráter ambíguo da democracia petista-, em que a consulta ao povo é apenas formal, já que as possibilidades de intervenção verdadeira estão sendo inviabilizadas pelo prazo excessivamente curto para a discussão de tema tão complexo.

O senador por Pernambuco sugeriu ainda que o governo abra um diálogo franco com a sociedade, principalmente com os setores diretamente envolvidos, como concessionários e consumidores, para elaborar uma proposta definitiva e justa que permita às agências reguladoras o cumprimento de seu papel institucional.



15/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge protesta contra edição de MP com mudanças no "Provão"

José Jorge defende autonomia de agências reguladoras

José Jorge diz que Lula enfraquece agências reguladoras

Contingenciamento ameaça agências reguladoras, diz José Jorge

José Jorge defende autonomia das agências reguladoras

José Jorge critica ingerência do governo nas agências reguladoras