José Jorge: reforma tributária vai gerar aumento de impostos



A reforma tributária proposta pelo governo, em tramitação na Câmara dos Deputados, irá provocar o aumento dos impostos em todo o país, alertou o senador José Jorge (PFL-PE). Em pronunciamento no Plenário, nesta sexta-feira (25), ele previu que a possível uniformização da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) vai empurrar para cima o valor do tributo cobrado na maioria dos estados.

José Jorge alertou que a população e os empresários brasileiros poderão sofrer novos aumentos de impostos com a aprovação da reforma proposta pelo governo, apesar de a carga tributária brasileira ser uma das mais altas do mundo. Para ele, diante da -sanha arrecadadora- do governo federal, -é preciso reconhecer que o Brasil possui uma autêntica derrama tributária-.

Como exemplo de aumento da carga tributária, José Jorge informou que a arrecadação do Programa de Integração Social (PIS), em comparação dos quatro primeiros meses de 2002 com o mesmo período de 2003, passou de R$ 3,7 bilhões para R$ 5,5 bilhões, ou seja, um aumento nominal de 48,91%. O mesmo ocorreu com a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) que, no mesmo período, aumentou em termos reais 6,68%. O senador sugeriu a redução da alíquota do PIS.



25/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge declara voto contrário à aprovação da reforma tributária

José Jorge critica CPMF e anuncia voto contrário à reforma tributária

Marco Maciel alerta para aumento da carga tributária e diz que o Brasil é o vice-campeão mundial em impostos

Debatedores criticam carga de impostos e atraso de projeto de reforma tributária

Reforma tributária terá de reduzir, simplificar e distribuir impostos, diz Maldaner

José Jorge quer controle sobre carga tributária