Jucá apóia projeto de Dutra sobre anistia de petroleiros
O senador Romero Jucá (PSDB-RR) declarou apoio em Plenário, nesta quarta-feira (19), ao projeto de lei do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) que anistia os petroleiros demitidos pela Petrobras, durante a greve de 1995. Projeto de lei de autoria do deputado federal Jair Menegueli (PT-SP), com teor semelhante ao de Eduardo Dutra foi vetado integralmente pelo governo federal. Jucá lembrou que foi um dos parlamentares que defenderam a anistia dos funcionários da estatal e assegurou que continua na defesa dos direitos dos trabalhadores.
Segundo Romero Jucá, as razões dos vetos do Poder Executivo ao projeto anterior foram jurídicas. Ele disse esperar que com o projeto de lei de José Eduardo Dutra, que está tramitando na Câmara dos Deputados, estas questões sejam resolvidas e contornadas.
- Quero dizer que quando esse projeto voltar ao Senado Federal, votarei favoravelmente, pois entendo que esse acordo é importante para o país e para a Petrobrás - disse Jucá.
O senador garantiu que apesar dos impedimentos jurídicos para a aprovação do primeiro projeto, é possível trabalhar dentro do governo "para construir uma outra solução jurídica que atenda ao entendimento feito e à legislação vigente".
19/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dutra diz que governo rompeu acordo ao vetar projeto que anistia petroleiros
CCJ aprova anistia e reintegração de petroleiros
CCJ é favorável à concessão de anistia a petroleiros
ANISTIA A PETROLEIROS VAI À SANÇÃO PRESIDENCIAL
Plenário aprova concessão de anistia a petroleiros
Senado aprova anistia para os petroleiros grevistas