Jucá confia em votação de MPs nesta terça-feira para liberar pauta do Senado



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse, por volta das 20h desta segunda-feira (26), que sua base estará em Plenário nesta terça-feira (27) para votar onze MPs que trancam a pauta. Segundo o parlamentar, não será surpresa se a oposição votar contra algumas medidas, e até tentar obstruir os trabalhos, mas o líder do governo disse acreditar que o governo terá número suficiente para manter aberta a Ordem do Dia e aprovar o máximo de matérias possível.

Nesta terça-feira, às 14h30, os líderes dos partidos reúnem-se para a tradicional reunião preparatória à Ordem do Dia. De acordo com a assessoria do líder do DEM, José Agripino (RN), a oposição dirá nesse encontro que aceita votar todas as MPs da pauta desde que o governo retire a MP 430, que libera créditos de R$ 7,5 bilhões, a serem utilizados no aumento salarial dos servidores públicos.

Segundo a assessoria, a oposição está aguardando que o governo retire a MP (ainda em tramitação na Câmara dos Deputados) e encaminhe a proposta de aumento por meio de projeto de lei, a tramitar em regime de urgência urgentíssima. A alegação é que o Supremo Tribunal Federal (STF) pronunciou-se recentemente sobre a inconstitucionalidade de medidas provisórias tratando de liberação de créditos.

- Isso não tem nada a ver com a votação de amanhã [terça]. O governo já se comprometeu desde a semana passada a retirar a MP e encaminhar os créditos por meio de projeto de lei, mas essa troca tem de ser feita ao mesmo tempo para não deixar a descoberto despesas que estão sendo feitas - explicou Jucá.

No entendimento dele, está valendo o acordo, também da semana passada, para que o Senado faça votações nesta terça e ainda na quarta-feira (28). Ele lembrou que na terça-feira passada (20) foram aprovadas duas MPs em torno das quais havia consenso. A aprovação foi simbólica, uma vez que não havia quórum.

- Em relação a essas onze, não há consenso - admitiu o líder do governo.

A Ordem do Dia desta terça dever ser aberta às 16h e tem uma pauta com 89 itens, sendo os onze primeiros as medidas provisórias (MPs). Por obstruírem a pauta, têm de ser votadas antes das demais matérias. Das onze MPs, seis foram transformadas em projetos de lei de conversão (PLVs).



26/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi consulta líderes nesta terça-feira para definir pauta do Senado

Senado deverá começar a destrancar a pauta nesta terça-feira

Senado retoma votações nesta terça-feira com a pauta trancada por três MPs

Romero Jucá lembra compromisso para votação da proposta orçamentária nesta terça

Com pauta trancada, Plenário não deve ter votação nesta terça

Garibaldi define pauta de votação com líderes nesta terça