LAURO PROPÕE MUDANÇA NA ESCOLHA DOS SUPLENTES DE SENADORES
Com o propósito de fortalecer o processo de moralização e reafirmação do Poder Legislativo, particularmente do Senado Federal, como argumentou, o senador Lauro Campos (PT-DF) apresentou hoje (dia 2) proposta de emenda constitucional estabelecendo que as suplências de senadores titulares sejam ocupadas pelos candidatos que, no mesmo pleito, não tenham sido eleitos senadores.
- Um dos motivos pelos quais o Senado pode ser objeto de censura, perdendo parte de sua legitimidade, se deve ao fato de, a cada dia, aumentar o número de senadores suplentes, que deveriam assumir os cargos em igualdade de condições com os demais - disse.
Conforme a proposta de Lauro Campos, o candidato ao Senado mais votado e não eleito, independentemente de partido, seria o 1º suplente, e assim sucessivamente.
Outro projeto apresentado pelo senador, prevê que juízes e promotores aposentados poderiam exercer funções dentro do sistema penitenciário na carreira de defensoria pública, podendo auferir remuneração correspondente ao de início dessa carreira.
Lauro Campos argumentou que, ao invés de enviar para os estabelecimentos penais computadores comprados sem licitação, como o governo estaria fazendo, seria melhor enviar pessoas capazes de aplicar as leis de que os presidiários carecem, como a de garantir a liberdade àqueles que já cumpriram suas penas.
O senador também registrou sua satisfação com a notícia de que o economista Milton Friedman, "mestre desses neoliberais que andam por aí", defendeu, na última reunião do FMI, em Hong Kong, a extinção pura e simples do FMI e do Banco Mundial. Lauro disse que há 12 anos propugna a mesma medida e tem sido tomado por excêntrico ao defendê-la. "Os extremos se encontram", comentou.
02/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim defende mudança na forma de escolha de suplentes de senador
Lauro Campos propõe regras na escolha de dirigentes do Banco Central
Senadores reiteram divergências quanto à mudança das regras para suplentes
LAURO CAMPOS PROPÕE MUDANÇA NO CÁLCULO DA APOSENTADORIA
Fonteles propõe mudança no critério de escolha do procurador-geral da República
Proposta de Sibá quer disciplinar a escolha de suplentes