Lobão anuncia cancelamento de sessão do Congresso Nacional



O presidente interino do Senado Federal, Edison Lobão, informou ao Plenário o cancelamento da sessão do Congresso Nacional que havia sido por ele convocada para esta quarta-feira, às 19h. Lobão informou que o Supremo Tribunal Federal (STF) acabara de decidir que, na ausência do presidente titular do Senado, cabe ao vice-presidente da Câmara dos Deputados a legitimidade para dirigir as sessões do Congresso Nacional.

O senador José Eduardo Dutra (PT-ES), que ocupava a tribuna no momento, disse que decisão do Supremo não se comenta, cumpre-se, deixando claro, porém, que ele, bem como outros senadores, tinha interpretação diferente.

Dutra afirmou que a Mesa do Congresso Nacional é "uma figura mais ou menos virtual", ressaltando que não votou para a formação da Mesa do Congresso, mas sim para a Mesa do Senado.

A situação, na avaliação do senador, pode vir a ser corrigida em breve, com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), que modifica a sistemática de funcionamento conjunto das duas Casas.

- Espero que possamos extinguir, de uma vez por todas, essa figura esdrúxula da terceira Casa do nosso Congresso - afirmou Dutra.

29/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão anuncia cancelamento de sessão conjunta do Senado e da Câmara

Dificuldade de quórum provoca o cancelamento de sessão do Congresso Nacional

Indefinição sobre vetos leva a cancelamento de sessão do Congresso

Deputados questionam legitimidade da presidência da sessão do Congresso por Lobão

Congresso prepara projetos para garantir ética na política, anuncia Lobão

Renan anuncia sessão do Congresso dia 19